Comemorações do Dia Mundial do Turismo

Património une entidades

Salvaguardar, valorizar e promover toda a área envolvente à Barragem da Andorinha, em especial as freguesias do alto concelho, é um dos objectivos do consórcio “Alma da Terra”, que reúne um conjunto diversificado de parceiros. À Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, associa-se a Associação de Carp Fishing, a associação “Os Bravos”, os empreendimentos turísticos, os artesãos da filigrana e ourivesaria, os grupos de escuteiros, a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso, a Athaca e a CIM do Ave.
No dia 27 de Setembro, data em que se assinalou o Dia Mundial do Turismo, no Parque de Lazer do Pontão, em Sobradelo da Goma, em plena Barragem das Andorinhas, Fátima Moreira, vereadora do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, aproveitou o momento para apresentar o projecto “Alma da Terra”, bem como dar a conhecer o programa das Jornadas Europeias do Património, que se estenderam até ao dia 29 de Setembro (Sábado), e a prova de divulgação de Carp Fishing, a iniciar nesta sexta-feira, dia 5 de Outubro.
A Barragem das Andorinhas, com o seu belo espelho de água é um dos “diaman-tes” do património do alto concelho. A este elemento do património natural, com uma paisagem inigualável, juntam-se os elementos do património cultural e industrial que merecem ser aproveitados e promovidos, conforme deu conta a responsável do pelouro do Turismo. A actividade desportiva, nomeadamente a Carp Fishing, poderá ser um factor de desenvolvimento da região.
“Há um ano atrás, reuniu-se uma série de parceiros nesta área do alto do concelho para definir uma estratégia de divulgação e de preservação desta área e também de afirmação destes recursos que aqui existem em termos de atracção turística”, explicou Fátima Moreira, dando conta do surgimento do consórcio “Alma da Terra”, assim como do trabalho desenvolvido.
“O chamado consórcio Alma da Terra não é mais do que uma união e cooperação dos diferentes agentes que estão nesta área territorial no concelho, e também fora do concelho, que tentam, de forma articulada e planeada, conceber um plano de acções que visam salvaguardar, valorizar e promover os potenciais desta área do concelho”.
Para além de Pedro Moreira, em representação da Carp Fishing, o momento contou com a intervenção de Luís Silva, presidente da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso (ATPL). De entre outras considerações, o presidente da ATPL vincou a importância do funcionamento em rede, da conjugação de esforços e da mobilização de todas as entidades.