Campanhas de sensibilização

GNR com nova resposta

O Destacamento da GNR da P. Lanhoso conta, a partir deste momento, com uma nova viatura de apoio às campanhas de sensibilização levadas a cabo por aquela força militar junto da população dos concelhos de P. Lanhoso e Vieira do Minho. A viatura, colocada à disposição da GNR, resulta de um protocolo de cooperação com a CIM do Ave – Comunidade Intermunicipal do Ave. Os Paços do Concelho, na P. Lanhoso, foram o local escolhido, na tarde de ontem, para a apresentação da viatura e a assinatura do protocolo de cooperação entre a CIM do Ave e o Destacamento da GNR da P. Lanhoso, numa data em que se comemorou o Dia Internacional do Idoso.
A viatura assume-se como uma nova “arma” nas acções de sensibilização realizadas, sobretudo, junto da população mais idosa dos dois concelhos. Segurança em casa, segurança rodoviária e burlas são alguns dos temas levados pelo Núcleo de Programas Especiais da GNR da P. Lanhoso, coordenado pelo Cabo Nuno Cruz, junto dos mais idosos. Com quadro interactivo, roll-ups e outdoors com conselhos alusivos à prevenção de crimes, nomeadamente burlas, a viatura de apoio assume-se como uma mais-valia no trabalho a desenvolver pelos militares.
“Esta iniciativa é importante no tempo em que vivemos. Somos confrontados, todos os dias, com burlões que se identificam como pertencentes a determinadas empresas e entidades. Os idosos são pessoas muito frágeis, que se deixam muitas vezes iludir e enganar”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal e vice-presidente da CIM do Ave. O au-tarca frisou ainda os bons resultados conseguidos com o trabalho em parceria com a GNR e fez votos para que esta nova resposta se estenda a outros concelhos.
Inicialmente colocada ao serviço da área da educação, a viatura da CIM do Ave assume agora novas funções, entendendo-se ao público mais adulto. Por ocasião da assinatura do protocolo de cooperação, Manuel Sousa, secretário executivo da CIM do Ave, deu conta da abertura do protocolo a outros municípios, uma vez que “o problema das burlas é transversal a outros concelhos”. A colaboração pronta e atenta da GNR foi também destacada pelo responsável da CIM do Ave, entidade que custeou a produção do vídeo e dos conteúdos que presentes na viatura de apoio.
O sucesso do projecto “Idosos em Segurança”, desenvolvido há já alguns anos pela GNR, a nível nacional, foi destacado pelo capitão Gonçalo Amado, comandante do DTER da GNR da P. Lanhoso. A partir da segunda-feira, e em todo o país, a GNR vai ao encontro dos mais velhos alertando para os perigos, nomeadamente para as burlas. Assumindo que se tem verificado uma diminuição quanto ao número de burlas, o capitão Gonçalo Amado deixou alertou para as alterações na forma de actuar dos burlões. “Para nós, isto é um marco porque em parceria trabalhamos melhor e vamos conseguir dar mais segurança aos idosos, porque é uma faixa populacional que a nós nos diz muito. Estão numa fase da vida mais frágil e precisam que nós todos, em conjunto, lhes demos mais apoio”, referiu o comandante.
A Câmara de Vieira do Minho fez-se representar por Carlos Mota, que endereçou, em nome da autarquia, os parabéns ao Destacamento da GNR pelo trabalho desenvolvido tanto na área da educação como junto da população idosa. Para além da apresentação da viatura de apoio, o Dia Internacional do Idoso foi assinalado, na Póvoa de Lanhoso, com uma acção de sensibilização, pela Secção de Programa Especiais da GNR, que contou com a presença de cerca de 300 idosos. O momento foi aproveitado para a apresentação de um documentário audiovisual sobre burlas e segurança rodoviária.