Dia do Concelho marcado por várias inaugurações

D. Elvira Câmara Lopes dá nome
ao novo Centro Educativo


Numa clara aposta na educação, o município da Póvoa de Lanhoso inaugurou o terceiro centro educativo no concelho, dando cumprimento ao estabelecido na carta educativa, naquele que foi o momento alto dos festejos do 25 de Setembro.
O Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, que presta homenagem à esposa do grande benemérito povoense António Ferreira Lopes, acolhe as 234 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo das freguesias de S. Martinho do Campo, Louredo, Vilela e Santo Emilião.
O projecto promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, orçado em mais de 2,4 milhões de euros, foi financiado pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.
O dia foi de festa e nem a chuva que se fez sentir durante toda a tarde afastou os populares que marcaram presença em grande número, sobretudo na inauguração do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes. Os mais pequenos, de voz bem afinada, brilharam e presentearam a assistência com belas melodias, dando as boas-vindas ao Ministro da Educação, Nuno Crato. Depois da cerimónia da inauguração, com a bênção do equipamento e o descerramento de uma placa, seguiu-se a visita às instalações e a cerimónia evocativa, que integrou a homenagem a Domingos Vieira, atleta paralímpico de Boccia e a Joaquim Pereira Alves, antigo dirigente da Banda de Música de Calvos.
“O Dia do Concelho é o momento escolhido pela autarquia para, com orgulho, recordar a nossa história, elevar a nossa identidade, apresentar as realizações do presente e apontar caminhos para o futuro”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“Ao assinalarmos este dia, estamos convencidos que desta forma damos um contributo importante para que as novas gerações sintam a sua terra, valorizem o esforço dos seus antepassados e mantenham vivo o amor às suas raízes. Nestes tempos de grande agitação, é importante não perdermos as nossas referências”, frisou.
“Concretizando a estratégia que definimos na carta educativa, a autarquia, em pouco mais de 3 anos, coloca o terceiro Centro Educativo ao dispor dos alunos das freguesias do nosso concelho. Estamos a efectuar uma revolução nos equipamentos escolares, construindo escolas de grande qualidade, complementadas com equipamentos e recursos pedagógicos que permitem dar as melhores condições à comunidade educativa”, disse ainda Manuel Baptista.
Destacando os momentos de grandes alterações vividos pelas autarquias, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apontou que a nova realidade leva a autarquia a direccionar os seus esforços na área do apoio social, educação e associativismo.
“Hoje demos um passo importantíssimo e decisivo na história do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio”, considerou Luísa Rodrigues Sousa Dias, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento Gonçalo Sampaio.
“Queremos que Vossa Excelência leve da Póvoa de Lanhoso, e do Agrupamento de Escolas que, honradamente, o acolheu, a certeza de que se podem contestar as políticas, mas nunca permitir que aqueles em razão dos quais existimos, os alunos, sejam o espelho da frustração e tristeza que muitas vezes sentimos”, disse a responsável do Agrupamento Gonçalo Sampaio, dirigindo-se ao Ministro Nuno Crato.
“Temos que olhar para o futuro. Para construirmos o futuro, para ultrapassar estes momentos em que estamos, há uma actividade que é essencial, aquela que nos dá esperança que daqui a alguns anos estejamos melhor essa actividade é a educação. Nós vamos sair destes momentos difíceis pela educação”, destacou o ministro Nuno Crato.