Comemorados 72O anos da atribuição da Carta de Foral por D. Dinis

Prendas em dia de grande festa

A Póvoa de Lanhoso viveu, no dia 25 de Setembro, o Dia do Concelho, numa data em que se assinalaram os 720 anos da atribuição da Carta de Foral por D. Dinis. A data ficou marcada pela inauguração de um conjunto de obras executadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela homenagem a dois povoenses.
Ao Polidesportivo do Pontido, na vila; ao Caminho Agrícola de Calvos, em S. Gens de Calvos; ao Caminho da Camarôa, em Serzedelo; juntou-se a inauguração do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, em S. Martinho do Campo, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. Domingos Vieira e Joaquim Pereira Alves foram os povoenses homenageados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Polidesportivo do Pontido
O Parque do Pontido ganhou uma nova resposta em termos desportivos. O projecto, adjudicado por cerca de 76 mil euros, co-financiado por ON2 – O Novo Norte e QREN, permitiu a criação de um polidesportivo ao ar livre, com relvado sintético, num espaço desportivo de utilização colectiva.
Recuperar o sentido lúdico das práticas físicas e desportivas é um dos objectivos desta nova resposta promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Pelas 14 horas, do dia 25 de Setembro, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso descerrou uma placa alusiva à inauguração do equipamento e deu o pontapé de saída, num jogo que contou com a presença de alunos da EPAVE.


Caminho Agrícola do Centro de Interpretação em Calvos
Manuel Baptista, presidente da autarquia da Póvoa de Lanhoso, e José Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Gens de Calvos, cortaram a fita que assinalou a inauguração da intervenção no Caminho Agrícola do Centro de Interpretação de Calvos. O piso em terra – pó, no Verão, e um lamaçal no Inverno – deu lugar a um tapete em calçada. O Centro de Interpretação de Calvos, assim como as explorações agrícolas ali existentes, têm, a partir de agora, acessos condignos, numa obra há muito ansiada. Para além da pavimentação, a intervenção contemplou a drenagens das águas pluviais, numa obra com cerca de 1,2 km, orçado em cerca de 113 mil euros e co-financiada pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.
“Está muito bom. O importante é o resultado final. Elaboramos, também, uma candidatura para iluminação mas não foi aprovada. Esta obra vem melhorar o acesso à  Carvalha de Calvos”, referiu Manuel Baptista, aquando da inauguração da obra. José Costa, presidente da Junta, agradeceu à Câmara, assim como a todas as pessoas que colaboraram.