Homenagem a Domingos Vieira e Joaquim Alves

Tributo aos grandes povoenses

Domingos Vieira, residente em S. João de Rei, atleta de Boccia do Sporting Club de Braga, presente recentemente nos Jogos Paralímpicos, e Joaquim Pereira Alves, antigo dirigente da Banda de Música de Calvos, foram os homenageados deste ano, com o desporto e a música a serem as áreas reconhecidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
“À semelhança dos nossos antepassados que lutaram pelo desenvolvimento do concelho, é para nós muito importante reconhecer hoje o exemplo de vida de povoenses que dedicam parte do seu tempo a uma causa ou que alcançam sucesso empresarial, profissional ou desportivo, levando longe a bandeira da sua terra. Foi desta forma simples mas sincera, que decidimos prestar homenagem a Joaquim Pereira Alves que tem dedicado a sua vida à intervenção cívica, bem como a Domingos Vieira que não se deixou vencer pelas limitações físicas, sendo um exemplo no desporto adaptado”, salientou Manuel Baptista, no momento do reconhecimento aos dois povoenses.
“Caros homenageados, vejam neste reconhecimento um incentivo para continuarem o vosso trabalho, pois os tempos que atravessamos carecem de bons exemplos. Este é apenas um gesto da autarquia. Mas um gesto que queremos valorizar todos os anos, pois a nossa maior riqueza são os povoenses, a sua coragem, a sua entrega ao movimento associativo, a sua capacidade de resistência nos momentos difíceis… Enfim, os valores que diariamente praticamos”, disse ainda o presidente da autarquia.

Caminho de Camarôa
O sonho de há oito anos concretizou-se, numa obra que envolveu a Câmara, a Junta de Freguesia de Serzedelo e o FEADER, que co-financiou o projecto. Num investimento de cerca de 150 mil euros, o Caminho da Camarôa foi uma das obras inauguradas. O anseio dos proprietários agrícolas e florestais foi ouvido pelos res-ponsáveis da Câmara e Junta , que deitaram mãos à obra para a concretização do projecto. Para além da pavimentação em calçada, a intervenção contemplou a drenagem das águas pluviais. A exígua largura da via não permitia o trânsito de tractores ou de qualquer outra máquina agrícola. “Com esta obra, melhora-se substancialmente uma via de comunicação importante, que liga directamente dois lugares desta freguesia e contribui para a melhoria das acessibilidades para muitos dos agricultores cujas propriedades são acedidas por este caminho”, referiu Álvaro Vieira, presidente da Junta de Serzedelo, no momento de inauguração, agradecendo à Câmara Municipal, assim como a todas as pessoas que cederam terrenos para a concretização da obra.
“Todos nós gostamos de fazer trabalho. Os momentos são muito difíceis. Neste momento, nós temos que pôr acima das obras, muitas vezes, as pessoas. Fizemos aquilo que nos competia, que era defender a candidatura a inaugurar a obra”, referiu Manuel Baptista.