ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Reforma administrativa não passa

A proposta da Câmara Municipal sobre a Reforma Administrativa do Território foi o tema quente da última Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, realizada na passada segunda-feira, dia 1 de Outubro e que, dado ao elevado número dos pontos da ordem de trabalhos, teve a sua continuação na noite de terça-feira.
A Câmara Municipal apresentou uma proposta que levaria à redução de seis freguesias no concelho, passando das actuais 29 para 23 freguesias.
Para chegar a este número, seriam agrupadas um total de 11 freguesias. Levada a votação, a proposta foi chumbada com 25 votos contra, 19 a favor e 15 abstenções.
Depois da leitura de um voto de pesar, pelo falecimento de Lino Luz Fernandes da Silva, subscrito pelos três partidos, a bancada do PSD apresentou uma proposta para alteração da sequência da ordem de trabalhos.
Tal intenção, que levou a que a proposta sobre a Reforma Administrativa passasse para o segundo ponto da ordem de trabalhos, foi aprovada por um voto de diferença.
O propósito da bancada social-democrata mereceu duras críticas por parte da bancada socialista, uma vez que dada a ordem inicial dos assuntos, a proposta da reforma administrativa apenas seria discutida na noite de terça-feira. Para além dos vários elementos do PS, também o deputado do CDS/PP, José Eduardo, deu conta da sua insatisfação.
O caminho percorrido até ao momento da apresentação da proposta da reforma administrativa pela Câmara Municipal não foi consensual, com Armando Fernandes e António Lourenço a terem opiniões e interpretações diferentes.
Gilberto Anjos, presidente da Junta de Freguesia de Moure; José Manuel Alves, presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros; Maximino Guimarães, presidente da Junta de Freguesia de Brunhais; António Macieira, presidente da Junta de Freguesia de Frades; e Francisco Silva, presidente da Junta de Freguesia de Friande, mostraram-se contra a proposta que acabou por ser chumabada.

Trabalhos retomaram na noite de terça-feira

À hora do fecho desta edição, na terça-feira, dia 2 de Outubro, a Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso preparava-se para retomar os trabalhos. Na noite de segunda-feira cumpriram-se dois pontos da ordem de trabalhos: a análise da actividade do município e a sua situação financeira e a proposta da Câmara Municipal sobre a Reforma Administrativa do Território.

Outros temas em análise
A apreciação e deliberação da reformulação do Plano de Liquidação dos Pagamentos em Atraso; a análise e votação da proposta da Câmara Municipal para adesão ao Plano de Apoio à Economia Local; a informação sobre os compromissos plurianuais assumidos; e análise e votação do pedido de autorização para a contratação de empréstimo de médio e longo prazo para a construção do Pavilhão Desportivo do Centro Escolar de Monsul; a análise e votação da proposta de Regulamento Municipal de Venda Ambulante e a análise e votação da proposta de Regulamento Municipal de Inspecção de Ascensores, Montacargas, escadas mecânicas, Tapetes Rolantes e Taxas foram os assuntos que marcaram os trabalhos na noite de terça-feira.