Jornadas Técnicas: 3 de Novembro

Plantas aromáticas e medicinais

A Póvoa de Lanhoso transforma-se, no dia 3 de Novembro, na capital das plantas aromáticas e medicinais. Neste dia, o conhecimento e o saber fazer marcam presença nas I Jornadas Técnicas sobre Plantas Aromáticas e Medicinais, que se realizam no Theatro Club, numa jornada promovida pela Atahaca em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
As I Jornadas Técnicas contemplam um conjunto de intervenções que pretendem abordar a produção comercialização, certificação/investigação, comercialização e apoios financeiros/Proder. Com início pelas 9h30, as jornadas têm o seu culminar pelas 14 horas, com um almoço volante com Show Cook guarnecido com plantas aromáticas e medicinais.
Dar a conhecer as potencialidades da região, no tocante às plantas aromáticas e medicinais é outro dos objectivos da sessão de trabalho, conforme destacou Mota Alves, da Atahaca, na conferência de imprensa realizada na manhã de segunda-feira, dia 15 de Outubro. Esta iniciativa poderá ser o pontapé de saída para a certificação de algumas ervas que têm origem na região. Organizar a produção para a colocação dos produtos no mercado nacional e internacional é outro dos objectivos. Como produzir, como transformar e como comercializar serão alguns dos pontos em enfoque nas I Jornadas Técnicas.
De acordo com Mota Alves, as ervas aromáticas e medicinais são o grande potencial da região e podem ser uma das formas de cativar jovens, alguns com formação superior, contribuir para a fixação das populações, mantendo as terras cultivadas, atraindo turistas e produzindo riqueza. 
“Acreditamos que é uma fileira que está em expansão e que pode ser também uma oportunidade para dinamizar a microeconomia através deste produto e também associado à estratégia que a Câmara tem desenvolvido de apoio á agricultura e aos jovens agricultores”, referiu Fátima Moreira, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, destacando o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio ao Bioagricultor da autarquia da P. Lanhoso.
“A Câmara tem consciência que estamos a atravessar um período um pouco complexo e que há uma necessidade cada vez maior de fixar a população. Há uma necessidade cada vez maior de estimular o emprego e o auto-emprego e criar forma de dinamizar aqueles que são os nossos produtos endógenos. Parece-nos que estas jornadas dedicadas às plantas aromáticas e medicinais vão de encontro a esses objectivos”, salientou. Ainda sujeita a confirmação está a presente do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo.