Ave Social e Câmara Municipal

Workshop promoveu reflexão

Sensibilizar as instituições com intervenção social para a necessidade de se adaptarem aos desafios que hoje se lhes colocam, fruto de uma nova realidade social, os quais exigem que estas se tornem mais participativas, abertas à inovação e com melhores práticas de gestão, foi o objectivo do workshop “Sustentabilidade”, promovido pelo Projecto Ave Social com a parceria da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso acolheu na manhã do dia 9 de Outubro, a referida acção.
“Numa altura em que as organizações enfrentam grandes constrangimentos, é importante esta reflexão”, refere a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, considerando o tema da sustentabilidade “actual, pertinente e necessário”.
Este workshop reuniu elementos dos parceiros do Projecto Ave Social e das IPSS’s dos Municípios da NUT III Ave.
Para aquela representante da Autarquia Povoense, importa reflectir sobre a sustentabilidade das instituições, sobre a sua capacidade organizacional e sobre uma nova estratégia, que tenha em conta o contexto económico e social do presente, que comporta novos desafios e responsabilidades.
Os técnicos do Projecto Ave Social contaram com a colaboração da equipa de Professores de Economia Social da Universidade Católica do Porto, constituída por Américo Mendes, Palmira Macedo e António Batista, na organização e dinamização deste workshop. Estes facilitadores são pessoas com reconhecidas competências no âmbito deste tema.

Prática em três grupos de trabalho
Para além de uma aborda-gem teórica, as pessoas participantes integraram um de três grupos de trabalho, que procuraram debater aspectos como a “Redução de custos”, a “Partilha de recursos”, o “Planeamento estratégico” e o “Empreendedorismo”/“Diversificação de receitas”.
No final, houve oportunidade para partilharem resultados e conclusões. “Pretende-mos que possam levar daqui algumas ideias para aplicar no dia-a-dia das vossas instituições e melhorar a gestão e a capacidade de intervenção junto do vosso público-alvo”, salienta Fátima Moreira.
Esta iniciativa enquadra-se localmente no âmbito da rede social no que diz respeito ao I Eixo de Intervenção - Relações Intra e Interpessoais do PDS -Plano de Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso, em vigor até 2013, bem como, com os processos de capacitação de instituições que têm sido realizados junto de IPSS’s locais – CLDS.