Continua a ser a principal sala de espectáculos

Theatro Club classificado

O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso foi classificado como monumento de interesse público. A classificação consta da Portaria n.º 464/2012, publicada no Diário da República n.º 183, Série II, de 20 de Setembro de 2012. Na mesma portaria, que classifica o imó-vel como de interesse público, é fixada a zona especial de protecção.
Mandado construir pelo grande benemérito António Ferreira Lopes, o Theatro Club foi inaugurado em 1905.
“… considerado um projecto relevante pela sua simplicidade e elegância, inscrevendo -se num conjunto de alterações ocorridas desde o final do século XIX, que modificaram consideravelmente o seu traçado urbano. A fachada do teatro, totalmente revestida por azulejos monocromáticos, impõe -se pelas suas dimensões e traço de gosto classicista. A sala de espectáculos, de grande qualidade estética, é profusamente decorada com composições alusivas às artes performativas e retratos de dramaturgos portugueses, destacando-se o pano de boca de cena original, pintado a óleo sobre tela”, pode ler-se na portaria.
A classificação teve em conta o valor estético e técnico do edifício.
“A zona especial de protecção (ZEP) tem em conta o facto de o teatro se implantar em pleno centro urbano da Póvoa de Lanhoso, numa ma-lha consolidada e rodeada de outros imóveis com valor arquitectónico e a sua fixação visa salvaguardar o edifício e a sua envolvente, que muito contribui para a sua valorização”, pode ler-se.
“O Theatro Club continua a ser a principal sala de espectáculos do concelho, ali recebendo as mais diversas manifestações culturais, desde teatro a exposições de artes plásticas, passando por outros eventos, como recitais e concertos musicais, ou mesmo sociais, congressos ou palestras, para dar apenas alguns exemplos “, destaca a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Especialmente característico do movimento Arte Nova em Portugal, o Theatro Club destaca-se entre as mais notáveis salas de espectáculo existentes em Portugal pela sua peculiar arquitectura e expressiva decoração, salienta a autarquia povoense, revelando que entre Março de 2011 e Março de 2012, promoveu um programa especifico destinado a assinalar os 10 anos de reabertura e programação regular do Theatro Club. No ano de 2011, aquele espaço cultural foi palco de quase 200 iniciativas e recebeu cerca de 20 mil utiliza-dores, entre visitantes, espectadores e utilizadores.