Acção decorreu no passado dia 15 de Outubro

Protecção Civil somos todos nós

Depois da Biblioteca Municipal, as comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais estenderam-se à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Na tarde de segunda-feira, dia 15 de Outubro, algumas turmas daquele estabelecimento de ensino participaram numa acção de sensibilização, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Gabinete Municipal de Protecção Civil, num momento que contou com a presença do vereador da Protecção Civil, Armando Fernandes, de um representante da Autoridade Nacional de Protecção Civil e de Manuela Freitas, técnica do Gabinete de Protecção Civil. Os jovens alunos tiveram ainda a oportunidade de ficar a conhecer o VCOC, o veículo de comando e comunicações, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga, que se encontra sediado, por questões de centralidade, no quartel dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
O papel da protecção civil no dia-a-dia, os agentes de protecção civil e os objectivos da Protecção Civil foram alguns dos assuntos abordados ao longo da sessão por João Crisóstomo, da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Aquele responsável abordou ainda a protecção civil nas escolas, os planos de prevenção e emergência e os riscos naturais a que podemos estar sujeitos.
Manuela Freitas, do Gabinete de Protecção Civil da autarquia da Póvoa de Lanhoso trouxe até aos mais novos os 3 P’s da Prevenção: Prever, Prevenir e Proteger. Na sua intervenção, aquela responsável deixou alguns exemplos do trabalho desenvolvido pela protecção civil municipal e vincou que a protecção civil somos todos nós, de uma forma colectiva ou individual.
As cheias e inundações, os incêndios florestais, urbanos e industriais, os acidentes rodoviários, as intempéries e a neve e o gelo são os riscos a que o concelho da Póvoa de Lanhoso mais está sujeito.