Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso

Cartão dá descontos no comércio

A Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso lançou, recentemente, o cartão sócio aliado, um cartão que dá descontos nas lojas comerciais da Póvoa de Lanhoso.
O desconto de 10% é proporcionado por um conjunto de lojas aderentes, associadas da ATPL.
Restauração, alojamento, pronto-a-vestir, ópticas e ourivesarias são algumas das áreas em que os povoenses podem obter descontos nas suas compras. A jóia, com um custo anual de 25 euros, permite aos consumidores comprar com desconto.
A nova resposta da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso pretende cativar os consumidores, levando-os a adquirir os seus produtos e serviços no concelho da Pó-voa de Lanhoso.
Luís Matos e Silva, presidente da ATPL, espera que a nova resposta surta os efeitos pretendidos e acredita que o cartão sócio-aliado possa ser um factor de desenvolvimento.
“Tenho muita expectativa quanto a este produto e espero que tenha o alcance que pretendemos. Os interessados podem dirigir-se à ATPL, preencher um formulário e a partir desse momento tornar-se sócio-aliado”, refere Luís Matos Silva. Para além de promover o aumento de vendas no comércio local, o cartão sócio-aliado permite o aumento do tecido associativo da ATPL.
“Que as pessoas passem ainda mais a comprar nas lojas do concelho e que a associação possa ser procurada por mais lojas que queiram aderir”, referiu.
Apesar dos momentos complicados a nível financeiro, que afectam também o comércio local, a ATPL tem vindo a crescer quanto ao número de associados. Actual- mente, são mais de 60 os associados da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso. Nos últimos tempos, são várias as lojas de comércio local que se têm associado à ATPL. Esta procura alarga-se às fronteiras do concelho. Vindas de Amares, Guimarães e Baião, algumas lojas de comércio e serviços tornaram-se associadas da ATPL.
O Modalanhoso, realizada em parceria com a Câmara Municipal, tem dado maior visibilidade à Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso.
“A necessidade das pessoas se associarem resulta também da dificuldade do momento. Para nós, é muito gratificante sentir esta adesão das pessoas. Dentro das nossas possibilidades e limitações vamos fazendo alguma coisa. Estou convencido que é isso que atrai as pessoas”, refere o presidente da ATPL.
Para além da Câmara Municipal, a ATPL tem estabelecido um conjunto de parcerias com várias entidades, nomeadamente com a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. A ATPL colaborou com a Escola Secundária na realização de algumas Provas de Aptidão Profissional. O Jantar com Fados foi um desses        exemplos.
Além da presença em feiras, a ATPL tem levado o nome e produtos dos associados à Aldeia dos Presépios em Garfe e às Tasquinhas do Horto.
Para além da crise financeira, foi, sem dúvida, grande o impacto da subida do IVA na restauração. Mesmo sem dispor de indicadores, Luís Matos Silva refere que os sinais não são os melhores mas é preciso “não baixar os braços”.
O funcionamento em rede e o estabelecimento de parcerias é fundamental para desenvolver o comércio local. Para isso, é preciso sensibilizar os diversos agentes para o trabalho em parceria.
Aquando da realização de eventos no concelho, é necessário fazer chegar a quem nos visita um conjunto de informações sobre a Póvoa de Lanhoso, como destaca o presidente da ATPL.
Onde comer, onde dormir, o que visitar e o que comprar são alguns dos aspectos que devem ser dados a conhecer aos interessasdos.