Garfe

Lar de Idosos é o sonho

Nas comemorações dos 10 anos de actividade do Centro de Noite de Garfe, a 2 de Setembro, o padre Luís Peixoto Fernandes apontou a criação de um Lar de Idosos como o sonho a concretizar pelo Centro Social e Paroquial de Gar-fe. De acordo com o sacerdote e presidente da institui- ção, o terreno para a sua implementação já existe, tendo sido adquirido pelo Centro Social de Garfe.
Foi a 2 de Setembro de 2002 que o Centro Social de Garfe abriu as portas do Centro de Noite, num projecto pioneiro a nível nacional. Dar segurança e um maior apoio aos mais velhos no período no-cturno foi um dos objectivos da criação da nova valência, uma vez que é neste período que nos mais velhos necessitam de companhia, conforme referiu o padre Luís Peixoto Fernandes na cerimónia co-memorativa dos dez anos do Centro de Noite de Garfe.
“Mais importante que arranjar aos idosos abrigo durante o dia, é preciso fazê-lo para a noite. Daí a necessidade do Centro de Noite”, esclareceu.
Centro Social de Garfe, Centro Regional da Segurança Social de Braga e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso uniram-se para a criação do Centro de Noite de Garfe.
“Conseguimos não tirar as pessoas idosas do seu meio mas foram-lhes também cria-das condições físicas e sociais para melhor viverem. Conseguimos, também, combater situações de isolamento”, referiu ainda o padre Luís Peixoto Fernandes.
“Ao longo destes dez anos, o Centro de Noite de Garfe tem sido uma boa resposta para a população idosa, em situação de isolamento mas ainda com autonomia. Assim, tem permitido que os nossos idosos continuem inseridos no seu meio, mantendo assim as suas raízes e identidade”, frisou o padre Luís.
Volvidos dez anos, o desafio passa agora pela criação do Lar de Idosos. Com o terreno adquirido, o Centro Social de Garfe contará com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (representada nesta cerimónia pela vereadora Fátima Moreira) na elaboração do projecto da obra. O apoio da Segurança Social, que se fez representar nas cerimónias comemorativas por Amélia Monteiro, é também imprescindível.
Inaugurado a 4 de Abril de 1997, o Centro Social de Garfe iniciou a sua actividade apenas com uma valência – o apoio domiciliário. Nesse mesmo ano, em Outubro, a instituição alargava a sua    actividade à área de infância, com a criação do ATL. Em 1999, surgiu a oportunidade de criação de um Centro de Noite, naquele que foi considerado um projecto piloto a nível nacional. Ao repto lan-çado, a instituição respondeu afirmativamente, deitando mãos para a concretização do projecto, cuja abertura teve lugar a 2 de Setembro de 2002.