Garfe - Tapadinhas da Sr.ª do Monte

Escavação arqueológica

Durante o mês de Agosto, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com a Junta de Freguesia e do Centro Social e Paroquial de Garfe, procedeu a uma intervenção arqueológica nas        Tapadinhas da Senhora do Monte, naquela freguesia de Garfe.
A intervenção teve como objectivo a promoção da salvaguarda e protecção do património, assim como a  descoberta da história e incentivo ao gosto pela arqueologia. As escavações tiveram o seu início no dia 6 de Agosto, com a presença de 15 voluntários.
“Em 2008, quando a Fábrica da Igreja de Garfe procedia aqui a uma escavação para encontrar água para um fontenário aqui perto encontraram alguns alinhamentos de pedra, muitos fragmentos de telha e alguns fragmentos de cerâmica mais fina”, explica Orlando Fernandes, técnico do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Após duas semanas de escavações, os voluntários encontraram vários fragmentos de telha, cerâmica vidrada e faiança, assim como fragmentos de xisto. A estrutura a descoberto permite adiantar que se trata de uma construção aproximadamente quadrada, tendo sido descoberta a entrada do edifício e uma possível base de uma coluna, assim como uma cornija.
Criar um campo arqueológico no local é um dos objectivos, num projecto que deverá ter continuidade no próximo ano.