Póvoa de Lanhoso

Contos para levar até Cabo Verde

Em seis meses, um grupo de jovens da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso arrecadou cinco mil euros, verba que foi aplicada para os levar de viagem até Cabo Verde. Na bagagem, levam contos tradicionais da Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto.
A viagem teve o seu início no dia 25 de Agosto, e o regresso está marcado para o dia 9 de Setembro. Sete jovens, acompanhados de três adultos, levam as tradições da nossa terra junto das crianças cabo-verdianas, das localidades de S. Vicente e Santo Antão. Adquirida a formação, os jovens povoenses são os primeiros narradores orais do nosso país.
A iniciativa insere-se no âmbito do projecto ‘Conto que se Conta’, promovido por Ana Caridade, investigadora, narradora oral e professora na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, e apresentado à Escola de Narração Oral Itinerante de Clara Haddad. No Póvoa de Lanhoso, a iniciativa assume-se como “Conta-me o que te conto”, num projecto-piloto na região e no país.
Para Cabo Verde estão previstas sessões de contos tradicionais, da Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Bastos, dirigidas aos mais novos. A estas, juntam-se, também, sesões com contros tradicionais de Cabo Verde, bem como a recolha de contos tradicionais daquele país. O material recolhido dará corpo a uma exposição, na Póvoa de Lanhoso e Braga, no mês de Outubro. Contando com o Apoio do Instituto Camões, e na partilha da nova metodologia de narração oral, será ministrada formação aos professores/ /actores daquelas localidades cabo-verdianas.
“A narração oral ainda não é vista cá como uma arte. Estamos a fazer um trabalho sério dentro da narração oral e a dignificar a profissão”, revela Ana Caridade, docente da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
A Câmara Municipal, através do Banco do Voluntariado, colaborou no projecto, ao qual se juntaram várias empresas da Póvoa de Lanhoso, assim como muitos particulares que aderiram às várias iniciativas de recolha de fundos.
Garantir apoios e financiamento para a continuação do projecto é um dos objectivos da equipa liderada por Ana Caridade, cujos elementos participam, de forma voluntária na iniciativa. O sonho, esse passa pela elaboração   de um livro de contos cabo-verdianos dirigidos às crianças daquele país.