Garfe - Tapadinhas da Sra. do Monte

Escavação arqueológica

Motivados pelos constantes achados arqueológicos, a intervenção nas Tapadinhas da Senhora do Monte, em Garfe, prolongou-se até ao dia 14 de setembro, mais duas semanas além do previsto.
Além do espólio referido na edição anterior, estas últimas semanas permitiram pôr a descoberto toda a estrutura quadrada, bem como um muro que acompanha lateralmente a estrutura.
Este muro, com 13 metros de comprimento e 1,20 metros de largura, foi parcialmente escavado mas pelos indícios pode-se adiantar que desenvolve-se em torno da estrutura quadrada.
“Ainda não podemos referir qual seria a sua função, pois ainda não temos dados suficientes. Só no próximo ano é que possivelmente conseguimos chegar a uma conclusão definitiva, sobre este muro robusto. Além da escavação arqueológica os voluntários tiveram possibilidade de desenhar à escala 1:20 toda a estrutura e o muro, permitindo desta forma uma melhor leitura das estruturas postas a descoberto”, esclarece Orlando Fernandes, técnico do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
A área da escavação arqueológica ficou a descoberto, permitindo a todos os interessados apreciarem as estruturas. Finalizados os trabalhos arqueológicos nas Tapadinhas da Senhora do Monte, o Gabinete de Património da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso realiza, até ao final do mês de setembro, a limpeza do espólio proveniente da intervenção arqueológica. Quem pretender colaborar, de forma voluntária, necessita simplesmente de comparecer na Casa da Botica, entre as 14h e as 18 horas, de segunda a sexta-feira.
A apresentação pública dos resultados da escavação arqueológica nas Tapadinhas da Senhora do Monte será realizada em data posterior, ainda a definir, provavelmente já no próximo mês de Outubro.