Inauguração do Centro Educativo D. Elvira

Livros para os mais carenciados

Cerca de 16 mil euros é o valor que a Câmara Municipal investiu na aquisição de livros escolares para os alunos mais carenciados do primeiro ciclo de ensino básico. Ao contrário do ano passado, e devido às restrições orçamentais, a autarquia apenas irá contemplar os alunos do escalão A e B com livros escolares, sendo que, os alunos do escalão A recebem ainda cadernos de actividades. No total, são mais de 500 crianças que recebem, de forma gratuita, os livros escolares.
No passado dia 17 de Setembro, Manuel Baptista, presidente da Câmara, acompanhado de Gabriela Fonseca, vereadora da Educação, e de Luísa Rodrigues Sousa Dias, presidente do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, visitaram o Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, em S. Martinho do Campo, que acolhe os alunos de S. Martinho do Campo, Vilela, Louredo e Santo Emilião, e cuja inauguração acontece a 25 de Setembro.
A visita pretendeu assinalar, de forma simbólica, o arranque do ano lectivo. Naquele momento, os alunos daquele centro educativo, com escalão A e B, receberam os livros escolares. “O ano passado oferecemos os manuais escolares a todos os alunos. Este ano, apenas foi possível oferecer os livros aos mais carenciados”, explica Manuel Baptista, dando conta dos constrangimentos financeiros, nomeadamente o corte de verbas e a Lei dos Compromissos. Mesmo assim, o autarca revelou que é um grande esfoço tendo em conta em conta os cortes que as autarquias vão tendo e as próprias perdas de receitas. “Não temos só os livros escolares, temos as bolsas de estudo e outros apoios sociais”, destacou o autarca, vincando o grande esforço em ajudar os mais carenciados.
“Neste momento, a área social é prioritária. A autarquia ainda não cortou nada na área social mas é um esforço que estamos a fazer para cumprir com os apoios às famílias mais carenciadas. A nossa preocupação são as pessoas”, explicou. Em relação ao novo Centro Educativo, Manuel Baptista é peremptório ao afirmar que irá proporcionar melhores condições de aprendizagem às crianças das quatro freguesias. “Queremos que todos os meninos tenham as mesmas condições de aprendizagem”, assegurou.
A opinião é partilhada por Gabriela Fonseca, que considera que se trata de “uma resposta muito importante para aquelas freguesias, principalmente para as crianças, termos pedagógicos”.
Com esta nova resposta, deixaram de existir os regimes duplos que ainda se mantinham em algumas escolas.
A Póvoa de Lanhoso vive, na próxima terça-feira, dia 25 de Setembro, o Dia do Concelho. Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara elaborou um programa comemorativo que tem como ponto alto a inauguração do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, localizado na freguesia de S. Martinho de Campo. Para além dos alunos desta freguesia, o novo centro educativo acolhe, também, os alunos das freguesias de Vilela, Louredo e Santo Emilião.
No próximo dia 25 assinalam-se os 720 anos da entrega do Foral de D. Dinis, naquele que é considerado o primeiro dia das terras de Lanhoso.
A antecipar o grande dia de festa, a autarquia da Póvoa de Lanhoso promove, na segunda-feira, a iniciativa “História da Nossa Terra”. Às 9h30, a sessão decorre nas instalações da EPAVE, com Paulo Freitas, historiador e chefe da Divisão da Cultura do Município, a levar a história das terras de Lanhoso aos alunos daquele estabelecimento de ensino; e, às 11h40, a história do concelho é levada aos alunos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.
No dia 25 as cerimónias têm o seu início pelas 14 horas, com a inauguração do Polidesportivo do Pontido, na vila; do Caminho Agrícola da Camaroa, em Serzedelo; e do Caminho Agrícola do Carvalho de Calvos; em Calvos.
A inauguração do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes está agendada para as 16h30, em S. Martinho do Campo, numa cerimónia que conta com uma sessão evocativa do Dia do Concelho, num momento presidido pelo Ministro da Educação, Nuno Crato. O Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, baptizado com o nome da esposa do grande benemérito António Ferreira Lopes, é o terceiro centro educativo no concelho. “Foi iniciativa deste executivo instituir o Dia do Concelho e é o terceiro ano em que a Câmara festeja o 25 de Setembro. É o dia do concelho em que olhamos o passado e projectamos o futuro e o dia em que homenageamos alguns povoenses e inauguramos alguns equipamentos que o município vai construindo. Este ano temos o polidesportivo do Pontido, o Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes e dois caminhos agrícolas, em Calvos e Serzedelo”, explica Manuel Baptista. “Aproveitamos para homenagear alguns povoenses que se têm destacado em várias áreas. Este ano, essas são o desporto e a música. Os homenageados são Domingos Vieira, atleta paralímpico, e Joaquim Alves, que esteve durante muitos anos ligado à Banda de Música de Calvos”.