Friande, S. João de Rei, Monsul e Geraz

Padre Rafael já tomou posse

Realizou-se, nos dias 15 e 16 de Setembro, a tomada de posse do padre António Rafael Poças, nas paróquias de Friande, S. João de Rei, Monsul e Geraz do Minho, sucedendo ao padre Marco Gil que no próximo domingo, dia 23, toma posse em Arcozelo, no concelho de Barcelos.
Em Monsul, a cerimónia de tomada de posse decorreu pelas 9 horas, de domingo, dia 16 de Setembro. O momento contou, para além do padre Marco Gil, com a presença do padre Fernando Eurico, vice-arcipreste da Póvoa de Lanhoso, que assumiu a qualidade de delegado de D. Jorge Ortiga, Arcebispo-Primaz de Braga.
Um tapete de flores deu as boas-vindas ao cortejo religioso, que partiu da residência paroquial até à Igreja.
O juramento de fidelidade, a leitura da acta de entronização do novo pároco e a leitura da acta de posse foram alguns dos momentos que marcaram a cerimónia. A posse ao novo sacerdote foi dada pelo padre Fernando Eurico, delegado do Arcebispo Primaz de Braga, que deixou também palavras de agradecimento pelo trabalho e dedicação que devotou às quatro comunidades. Ao novo sacerdote, o padre Fernando Eurico deu as boas-vindas, deixando um abraço de união e amizade, revelando que “vai encontrar um terreno propício para desenvolver a sua actividade pastoral”.
“Pretendo ser, sobretudo, o pastor que vos aponta o caminho do Céu”, revelou o padre Rafael Poças, mostrando-se disposto a partilhar as alegrias e tristezas. Ao padre cessante, padre Marco Gil, o novo pastor agradeceu o voto de confiança, o trabalho realizado, vincando que as portas se encontram abertas para ele.

Mensagem da comunidade de Monsul

“Esperamos estar preparados para o início de uma nova caminhada, para si e para esta comunidade. Como sabe, esta não será um mar de rosas pois a vida é como uma rosa, tem espinhos. E se não fosse assim, talvez não tivesse graça. Esperamos que encare com um sorriso as coisas boas que vão acontecer e os problemas como eles são verdadeiramente. Como referido aqui no domingo passado, para que tudo corra da melhor forma não é só suficiente o esforço e a dedicação de uma só pessoa. É necessário tudo isso também por parte da comunidade para que o novo caminho que o padre Rafael tem que percorrer não surjam muitas pedras no sapato. A partir de hoje, será o nosso pastor e sustento de fé. Por isso, lhe entregamos os frutos que foram plantados pelo padre Gil e esperamos que os consiga cultivar mesmo com temporais ou tempo de seca e que no fim os consiga colher. Esperamos que seja feliz nesta sua nova etapa de vida e queremos que saiba que a comunidade, quer os acólitos, as catequistas, o grupo coral, o grupo de jovens e todas as crianças estarão aqui consigo e esperamos que possa despoletar em cada uma um sorriso, uma palavra amiga, uma brincadeira. Seja bem-vindo a esta comunidade”.