De 28 a 3O de setembro

Hospital António Lopes
prepara IV Semana Aberta


Saúde cuidada… Vida preservada” é o tema da IV Semana Aberta do Hospital António Lopes, que se realiza de 28 a 30 de Setembro. Por estes dias, os povoenses são convidados a “descobrirem” o Hospital António Lopes.
Ao longo dos três dias, os interessados têm à disposição rastreios médicos gratuitos, workshops, pa-lestras, exposições temáticas e exercício físico, assim como a Feira de Artesanato.
No dia 28, a partir das 9 horas, realizam-se rastreios do risco cardiovascular; do perfil lípido, com avaliação do colesterol e triglicerídeos, rastreios de nutrição, rastreios de oftalmologia e aconselhamento clínico a rastreados com alterações.
Entre as 10 e as 12 horas, a iniciativa acolhe uma palestra que aborda a sexualidade na adolescência e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, num momento a cargo do médico Luís Carlos Vicente.
A partir das 15 horas, seguem-se os rastreios do risco cardiovascular, rastreios dentários e rastreios de oftalmologia. “Como escolher os meus alimentos” é o tema da sessão a cargo da nutricionista Maria Clara, cujo início ocorre pelas 15 horas. O jogo “Conhecimento dos benefícios sociais”, pelo Serviço Social é a actividade agendada para as 16 horas.
No sábado, a partir das 9 horas, prosseguem os rastreios (risco cardiovascular, perfil lipídico e podologia). “Vamos ser saudáveis”, com uma aula de ginástica para todas as idades, a cargo do professor Miguel, é a iniciativa agendada para as 10 horas, seguindo-se, pelas 11 horas, o jogo “Quem Quer ser milionário”. O rastreio do risco cardiovascular e o rastreio dentário prossegue pelas 15 horas. “O segredo da diabetes”, pelo dr. Mário de Almeida, é a palestra agendada para as 16 horas. Uma missa campal, solenizada pelo grupo coral, tem início pelas 17 horas. À noite, a partir das 21 horas, a animação fica a cargo do grupo “Amigos de Sobresposta”, cuja actuação se prolonga até às 23 horas.
Risco Cardiovascular, nutrição e auditivos são os rastreios que têm lugar na manhã de domingo, dia 30 de Setembro. O workshop “Jogo da memória” e o jogo “Quem quer ser milionário” são as actividades previstas para as 10 e 11 horas, respectivamente.
De tarde, a partir das 15 horas, prosseguem as rastreios do risco cardiovascular. À mesma horas, a música popular marca presença, pelo Grupo de Cantares da Junta de Freguesia de Vilela.
O Hospital António Lopes, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, convida os povoenses para uma visita.