Livro de Paulo Freitas

‘O Castelo de Lanhoso’ 
mostra ex-libris do concelho

No dia de encerramento da Exposição Aberta de Artes Plásticas, no passado sábado, dia 15 de Setembro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou a obra “O Castelo de Lanhoso”, num texto assinado por Paulo Freitas, historiador e chefe da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Além do texto, o livro é ilustrado com  imagens de algumas das obras que estiveram em exposição no Castelo de Lanhoso, entre 2006 e 2007.
Ao autor do texto, Fátima Moreira, vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, endereçou um agradecimento especial. “Com a edição deste livro terminamos o Projecto de Conservação, Valorização e Animação do Castelo de Lanhoso, um projecto co-financiado QREN, no âmbito da ON 2. Este é um dos muitos trabalhos e das muitas acções que foram executadas no âmbito desse programa”, explicou Fátima Moreira.
“O livro «Castelo de Lanhoso» é um livro que, para além de perpetuar a grande história e as memórias destas nossas Terras de Lanhoso, tal como ficou prometido, perpetua algumas obras de muitos dos artistas plásticos que estiveram no Castelo de Lanhoso em exposição em 2006/ /2007”, destaca ainda a responsável pelo pelouro da Cultura. A edição bilingue, em português e inglês, procura chegar a um maior número de público.
“Através dele, vão perceber não só a grande história que envolve o nosso Castelo de Lanhoso mas, mais profundamente, a história das terras de Lanhoso, porque vai para além daquilo que aconteceu no Castelo”, explica.
Bem hajam pessoas como o dr. Paulo Freitas, que gostam muito da sua terra e com muita fé e orgulho defendem as suas raízes e as suas memórias”, finalizou Fátima Moreira, destacando o trabalho notável que tem sido realizado pelo autor do texto.
Aos presentes, Paulo Freitas explicou que o texto que deu origem ao livro foi escrito por volta de 1980, tendo sido publicado pela editora “Ave Rara”, em 2004.
O texto, e de acordo com Paulo Freitas, foi escrito numa linguagem acessível, cumprindo o seu objectivo de transmitir o essencial sobre o Castelo de Lanhoso. Uma vez que se trata de uma publicação institucional, o texto foi actualizado ao abrigo do novo acordo ortográfico.
As intervenções foram encerradas por Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal. Dando conta da honra em presidir à cerimónia, o presidente da autarquia povoense revelou que se trata de um “trabalho que nos vai orgulhar a todos os povoenses”. Revelando que este trabalho ficará na história, o autarca revelou que “a Câmara Municipal sente-se orgulhosa com este trabalho”. Os agradecimentos estenderam-se não só a Paulo Freitas como também a todos os artistas plásticos que contribuíram para a “magnifica obra”. No final, foi oferecido um livro aos artistas plásticos que apresentaram as suas obras no Castelo de Lanhoso, assim como aos que participaram na Exposição Aberta de Artes Plásticas, bem como a todos os presentes na cerimónia de apresentação.