Na Freguesia de Lanhoso

S. Tiago como modelo de vida

N o sermão em honra de S. Tiago, realizado no domingo, dia 12 de Agosto, o padre Afonso incentivou os fiéis a imitar S. Tiago na sua coragem e na mudança que Tiago teve que fazer para integrar a mensagem de Jesus.
“Também ele aprendeu a dar a vida através do serviço. Foi um apóstolo que se dedicou ao anúncio do Evangelho”, referiu o sacerdote, por ocasião do sermão dedicado a S. Tiago, no decurso das festas em honra daquele santo, realizadas na freguesia de Lanhoso.
Após o sermão, realizou-se a procissão, abrilhantada pela fanfarra de S. Torcato, que percorreu o centro da freguesia. Na parte profana, a actuação do conjunto ‘Minhotos Marotos’ foi muito apreciada e contou com uma grande afluência de público.
O folclore também marcou presença nos festejos, com a tarde de domingo, dia 12, principal dia de festa, a receber a actuação do Rancho Folclórico de Garfe e do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo.
S. Tiago é um dos doze apóstolos que merece grande devoção entre as gentes do Norte de Portugal e na Póvoa de Lanhoso, talvez por se dizer dele que evangelizou a Península Ibérica.
Recordemos que também na freguesia de Monsul se celebrou em finais de Julho a festa em sua honra, em que Zé Amaro foi a estrela das festas deste ano.
Segundo o Novo Testamento, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do apóstolo São João Evangelista.
Nasceu em Betsaida, Galileia. Tal como o seu pai e o irmão, o apóstolo João, era pescador no Mar da Galileia, onde trabalhava com André e Simão Pedro. Tiago, Pedro e João seriam, de resto, os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus como seus discípulos, tendo sido dos seus mais próximos colaboradores, ao participarem na Transfiguração, na Agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras.