Criada em 2O11 pela Associação ‘Em Diálogo’

‘Universidade do Saber’
promove inclusão social

Criada em Outubro de 2011, pela Associação “Em Diálogo”, a Universidade do Saber é já um marco na actividade desenvolvida pela instituição, nomeadamente pelo Centro Comunitário do Vale do Cávado, em Monsul. Na sua génese está a valorização da cultura, a melhoria da qualidade de vida e a autonomia dos destinatários.
“O grande desafio desta actuação piloto é promover a ocupação do tempo livre de pessoas desempregadas/reformadas, e, paralelamente, aumentar o nível de rendimento, gerar trabalho e promovendo, dessa forma, a melhoria da qualidade de vida das mesmas”, destaca Clarisse Matos Sá, presidente da “Em Diálogo”. A par deste objectivo, Clarisse Sá revela que “paralelamente, o projecto pretende oferecer à população em geral um vasto leque de oportunidades ao nível da aprendizagem de novos conhecimentos ao nível artístico em diferentes áreas, tais como: artesanato contemporâneo, artesanato tradicional, terapias alternativas, cozinha de autor, música, entre outras”.
“A intervenção é pautada pela valorização das manifestações culturais, pela importância da história na formação desta zona geográfica, na identificação das potencialidades da região, como por exemplo, o (re)aproveitamento dos restos de tecidos/materiais das fábricas têxteis que existem no concelho e no reconhecimento de habilidades e competências entre os destinatários do projecto”, adianta a presidente da “Em Diálogo”, destacando que um dos objectivos é o de proporcionar a “integração dos participantes num conjunto de actividades de natureza útil e lúdico – recreativa, de modo a os manter activos e interessados, num espaço onde “experimentar”, “partilhar” e “inovar” serão as palavras de ordem”.
A acção no baixo concelho da Póvoa de Lanhoso conta com vários profissionais entre formadores em diferentes áreas/técnicas, criadores de artesanato tradicional e contemporâneo, assistente social, animadora sociocultural e designers.