Quatro áreas de intervenção

Projecto de inclusão

A inclusão social e comunitária é um das quatro áreas de intervenção da “Universidade do Saber”. Nesse sentido, foi criado, em Janeiro de 2012, o atelier “Nós & Companhia”, num espaço de convívio para adultos desempregados, reformados, entre outros, interessados em ocupar parte do seu tempo livre aprendendo e ensinando o que sabem, aproveitando, em alguns casos, para elaborar trabalhos, com o objectivo de os transformar numa fonte extra de rendimento.
“Esta segunda fase do projecto avançou em Janeiro de 2012, com uma intervenção específica para um grupo de pessoas seleccionadas pelo GAAS – Gabinete de Atendimento/Acompanhamento Social da Associação Em Diálogo. Trata-se de um grupo constituído por 23 jovens e adultas, com idades compreendidas entre os 26 e os 57 anos de idade, que se encontram em situação de maior fragilidade, não só pelo facto de estarem desempregadas, mas sobretudo devido à situação de maior solidão e isolamento social, baixa auto-estima, problemas ao nível da depressão, entre outros”, esclarece Clarisse Matos Sá, revelando que os participantes neste atelier residem no baixo concelho.
“A ideia é que estas pessoas, não só possam aprender a fazer trabalhos artesanais, desenvolverem competências pessoais e pessoais, mas também que venham a produzir material com qualidade suficiente para ser comercializado, no sentido de criarem uma fonte extra de rendimento. Surge assim este espaço de formação e convívio, com uma vertente formativa e ocupacional, especificamente para desempregados, reformados e beneficiários do RSI”, adianta a presidente da “Em Diálogo”.
“Este grupo está dividido, atendendo às idades e às competências inerentes às dificuldades e especificidades deste factor. Assim, um grupo frequenta o Atelier às Terças e outro às Quintas-feiras. O Centro Comunitário do Vale do Cávado encarrega-se do transporte das utentes, bem como de lhes proporcionar um lanche a meio da tarde”, esclarece. Para além da inclusão, o projecto tem uma vertente de empreendedorismo, capacitação e empregabilidade. A criação de uma empresa de inserção que promova a reintegração profissional das utentes do Atelier Nós & Companhia, através da comercialização dos produtos feitos pelas mesmas é um dos objectivos da “Em Diálogo”. Caminhar para a sustentabilidade do projecto é um dos propósitos da “Em Diálogo”.