Estudo da Entidade Reguladora da Saúde

António Lopes, hospital 5 estrelas

O Hospital António Lopes, na vila da Póvoa de Lanhoso, integra o ranking dos ‘Hospitais 5 Estrelas’, revela um estudo realizado pela Entidade Reguladora da Saúde que foi divulgado agora. A ERS (Entidade Reguladora da Saúde) levou a cabo um estudo entre o final de 2011 e o primeiro semestre de 2012, que objectivou a avaliação das unidades de saúde portuguesas.
Este estudo teve como base o SINAS - Sistema Nacional de Avaliação em Saúde e abrangeu 146 unidades de saúde que se dividem em hospitais públicos, privados e do sector social, sendo neste último que se enquadra o Hospital António Lopes.A ERS ficou incumbida, desde 2009, de promover um sistema de classificação de saúde quanto à sua qualidade global, de acordo com os critérios objectivos e verificáveis, incluindo os índices de satisfação dos utentes.
O Hospital António Lopes participou desde o início nesta experiência como unidade piloto de avaliação. Excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação foram os parâmetros avaliados.
Das 146 unidades avaliadas, apenas 29% conseguiu obter uma classificação de 5 estrelas ao nível de todos os parâmetros. O Hospital António Lopes insere nesse conjunto.
“É com orgulho que a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso recebe esta distinção, reforçando a preocupação constante que esta Instituição tem vindo a demonstrar ao nível da qualidade dos serviços prestados aos seus utentes”, referem os responsáveis do Hospital António Lopes.

Misericórdia tem novas formações
Princípios de nutrição, técnicas de animação e importância, objectivos e fundamentos de segurança e saúde no trabalho são os temas das novas formações a ministrar, a partir de 3 de Setembro, pelo Centro de Formação da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
A decorrerem em horário nocturno, das 19.30 às 23 horas, as formações destinam-se a adultos com idade igual ao superior a 18 anos, com escolaridade entre o 4.º e o 12.º ano ou licenciados desempregados, para o nível 2, e do 9.º ao 12.º ano ou licenciados desempregados para o nível 3. Aos formandos é atribuído subsídio de alimentação e subsídio de transporte.