Esperança

População venera S. António 
e  Senhora da Esperança

Afreguesia de Esperança acolheu, de 3 a 6 de Agosto, as festividades em honra de Santo António e de Nossa Senhora de Esperança. No dia 3 de Agosto, primeiro dia dos festejos, o programa contemplou, para além da música gravada durante o dia, a procissão de velas, desde a Igreja Paroquial até à Capela de Santo António. Findo aquele acto religioso, seguiu-se a música, com a actuação do grupo “Amigos do Borguinha”.
Uma sessão de fogo-de-artifício encerrou o primeiro dia de festa. O grupo “Bandaneia” foi a atracção da noite de sábado, numa actuação que se iniciou pelas 22 horas. Às 24 horas, teve lugar uma sessão de fogo, finda a qual prosseguiu a actuação do grupo “Bandaneia”.
Para 5 de Agosto, principal dia de festa, as atenções estiveram  voltadas para a missa em honra de Santo António e Nossa Senhora da Esperança, solenizada e cantada pelo grupo coral da freguesia, cujo início ocorreu pelas 10 horas.
De tarde, às 15 horas, entrou no recinto a Fanfarra do CNE de Garfe e, pelas 16h30, seguiram-se os actos religiosos, com o terço, sermão, pregação e procissão. À noite, a partir das 22 horas, a animação ficou entregue ao conjunto “Vozes do Vale de Sousa”.
Uma sessão de fogo, às 24 horas, encerrou o principal dia dos festejos em honra da Senhora da Esperança. O último dia de festa foi dedicado aos emigrantes da freguesia. Nesse dia, pelas 18h30, celebrou-se a Eucaristia em acção de Graças por todos os emigrantes e, às 20 horas, uma apresentação pelo Centro de Convívio daquela freguesia. Mais tarde, subiu ao palco os “Cantares de Amigos da Junta de Freguesia de Vilela”. Uma sessão de fogo encerrou os festejos para este ano.