Câmara promoveu

Semana da Juventude

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu a Semana da Juventude, oferecendo aos mais novos actividades diversas, do seu interesse. “O objectivo foi proporcionar-lhes oportunidades para conviverem de uma forma saudável”, revela a Câmara Municipal.
Esta Semana, que começou no dia 9 de Agosto, visou ainda assinalar o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto). O programa privilegiou a realização de diversas actividades gratuitas para as pessoas que participaram. Uma das novidades foi a transmissão em directo do programa “Dois dos Varridos” da rádio nove3cinco a partir do Parque do Pontido, junto ao Espaço Jovem, num momento em que esteve em entrevista o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, numa iniciativa presenciada por bastantes curiosos, que quiseram perceber mais sobre a realização de um programa radiofónico.
De entre outros assuntos, Pedro Reis e Tiago Guimarães, questionaram o presidente do executivo sobre a emigração, sobretudo dos mais jovens; criação de emprego; assim como os problemas de saúde que afectaram Manuel Baptista. A sua paixão pelas motos e pela culinária foi também abordada durante o programa. Na sua intervenção, o autarca abordou algumas obras do executivo, nomeadamente o Polidesportivo do Pontido e o gimnodesportivo em Monsul, num complemento ao Centro Educativo do Cávado. Os constrangimentos financeiros foram também abordados por Manuel Baptista.
Outra das novidades – a eleição da miss e do mister verão 2012 – também resultou num grande sucesso, conferindo uma outra animação às pessoas que procuraram as águas da Piscina Municipal Descoberta para se refrescarem numa tarde de muito calor.
Concordando que o programa da Semana da Juventude é interessante e do agrado dos jovens, Joel, 19 anos, considerou ainda que o mesmo “é fixe”. Tendo ficado em segundo lugar no Torneio de Matraquilhos, este jovem revelou que participou para se divertir e para estar com os seus colegas. “Vi nos panfletos e inscrevi-me”, salientou, referindo que costuma procurar no Espaço Jovem aquelas actividades de que não dispõe em casa. De entre as propostas, Fábio, 15 anos, destacou os Matraquilhos e o Torneio de Futebol. Concordando que é importante existir uma Semana com actividades especificamente direccionadas para a Juventude, referiu que costuma frequentar o Espaço Jovem, onde procura, sobretudo, os computadores e um jornal desportivo. Já o Emanuel, 13 anos, referiu que o que o Espaço Jovem tem de melhor são os computadores e a PlayStation e revelou que ia de seguida assistir ao Torneio de Futebol.
A aposta em actividades desportivas foi claramente ganha, pois foram inúmeros os jovens que participaram no Torneio de Futebol de 5, na iniciação ao Hip Hop, no Street Basket e no Pólo Aquático. Propostas como o Torneio de Matraquilhos ou o terceiro Acampamento Jovem também confirmaram o interesse da população mais jovem por estas actividades assim como a Festa da Juventude na discoteca Swing, sendo que através do Espaço Jovem foram distribuídos cerca de 200 free passes.