Lídia Vale ganhou concelhia do PS

“Vencer autárquicas de 2013...”

Maria da Fonte - Que razões a levaram a apresentar uma lista à Comissão Política concelhia do PS?
Lídia Vale - Encabecei uma lista composta por 78 militantes que corporizaram uma proposta de revitalização para o Partido Socialista da Póvoa de Lanhoso. Eu fui simplesmente o rosto da vontade desses e de muitos outros militantes. A minha candidatura não foi individual até porque sempre tive uma grande apetência por projectos colectivos. O PS tem na sua génese a vontade e preocupação de trabalhar em conjunto com todos: militantes, simpatizantes e sociedade civil, na prossecução do bem comum. Pensamos e trabalhamos em conjunto com quem se sente bem com esta filosofia de vida. Foi assim até agora e continuará a ser assim no presente e futuro. Esta foi só a primeira de muitas etapas que teremos que percorrer. Vencer as eleições autárquicas de 2013 é outra etapa, bem mais importante. Este é um processo que não parará.

MF - Venceu por 4 votos. Que comentário lhe merece o resultado alcançado?
LV - Uma eleição que mobiliza perto de 5% dos eleitores povoenses revela que o PS é uma grande força na P. Lanhoso. O nosso slogan durante a campanha foi ‘PS - Força Positiva’. Foi isso que o PS foi nestas eleições, uma enorme ‘Força Positiva’. Quem ganhou foi todo o PS. A partir de agora, executaremos tudo a que nos propusemos e para que fomos eleitos, essencialmente no que toca a apresentarmos um projecto inovador e vencedor para as próximas eleições autárquicas em 2013.

MF -  Já há muito que não se via uma eleição tão disputada. Tal facto não poderá provocar divisão?

LV - Esta eleição demonstra que no PS se respira democracia e pluralismo. Quem tem propostas alternativas deve apresentá-las e deixar que sejam os militantes a decidir o caminho a seguir. Infelizmente, nem todas as organizações políticas funcionam assim. Há partidos que continuam fechados e onde não se pode pensar ou agir de forma diferente da maioria. Por vezes surgem publicamente testemunhos dessa triste realidade… Mas todos os socialistas povoenses sabem que no PS prevalece a democracia e que não há vencedores nem vencidos. Há socialistas, homens e mulheres livres, muito orgulhosos do seu partido e da sua terra, que sabem respeitar os resultados de uma eleição interna e que têm a consciência plena de que só a união faz a força. O PS conta com todos e cada um, para garantir o sucesso deste novo tempo e para afirmarmos seriamente o PS como alternativa política ao actual executivo camarário. Só um PS uno e coeso conseguirá objectivar e levar a cabo um projecto que culmine num futuro de sucesso. O PS é de todos e como já foi referido é uma ‘Força Positiva’. A política é a arte de somar, e nós saberemos aproveitar a grande militância que se sentiu nesta eleição para lançar o partido com segurança, para voos bem mais importantes para todos como é a eleição autárquica de 2013.

MF – A palavra mudança é muito associada à sua candidatura...
LV - O slogan associado à nossa candidatura era ‘PS - Força Positiva’. É assim que encaramos a nossa acção política, pela positiva. Afirmaremos as nossas ideias pela positiva sempre, sem o habitual criticar por criticar de quem faz oposição, trabalharemos intensamente para afirmar as nossas ideias e as alternativas que temos a propor, estabeleceremos as nossas metas com ambição mas realismo, e faremos o nosso caminho, baseado no respeito e na troca de ideias e opiniões. Mas sempre pela positiva. Estaremos com as pessoas, vamos ouvi-las e de- monstrar-lhes que somos a melhor opção no futuro próximo para o concelho. Colocaremos a Póvoa e os povoenses sempre em primeiro lugar. Esse é o nosso compromisso de honra. Encaramos como sendo deveres do PS, estar, ouvir e ser a voz das pessoas na tentativa de lhes resolver os seus problemas e de lhes dar o conforto e a esperança de uma mudança de realidade. Teremos de fazer uma oposição forte mas absolutamente responsável, não contem connosco para o bota-abaixo inconsequente. Connosco só há um caminho, o caminho da afirmação pela positiva da alternativa que queremos ser. A palavra mudança será utilizada a partir de agora, mas para o exterior. Precisamos mudar o rumo que o concelho tomou nos últimos 7 anos. É hora de mudar e devolver a P. Lanhoso aos povoenses. O PS quer representá-los a partir de 2013 com competência e dedicação. (...)