São Martinho do Campo

Festas Sr.ª Rosário e S. Frutuoso

A freguesia de S. Martinho do Campo vive, de 27 a 30 de Julho, as tradicionais festividades em honra de N.º Sr.ª do Rosário e S. Frutuoso. Jorge Ferreira é a grande atracção das festividades.
No primeiro dia, as atenções centram-se no conhecido grupo “Minhotos Marotos”, que prometem trazer muita animação.
No sábado, a partir das 8 horas, os bombos “Os Baketas” percorrem os vários lugares da freguesia. A procissão de velas, pelas 22 horas, com Sermão a N. Sra. do Rosário, é o acto em destaque. Segue-se a actuação do trio “Zona Minho”, às 23 horas, e do artista Jorge Ferreira, às 23h30. Depois da sessão se fogo, às 00h30, continua a actuação do trio “Zona Minho”.
A missa cantada, em honra da Sra. do Rosário, com pregação em honra de S. Frutuoso, tem lugar pelas 11 horas de domingo, principal dia de festejos. Às 14 horas, entra no recinto as Bandas de Música de Calvos e dos Bombeiros Voluntários da P. Lanhoso e às 16 horas, é a vez da Fanfarra dos Escuteiros de Louredo.
Depois da oração da tarde, às 17 horas, realiza-se, às 17h30, a grandiosa procissão, abrilhantada por diversos andores e figurantes, alusivos às figuras vivas da ‘Mesa dos Apóstolos’.
Findo o acto religioso, tem lugar um grande concerto pelas duas bandas de música, numa actuação que se estende até às 24 horas.
O último dia de festa, no dia 30 de Julho, segunda-feira, é dedicado ao emigrante, como missa, pelas 20h30.