Ana Maria Oliveira criou ‘Sentimentos em Poesia’

Professora lançou-se na escrita

Sentimentos em poesia’ é título da obra com a qual a povoense Ana Maria Antunes Oliveira iniciou o seu percurso no mundo da escrita.
Nascida na freguesia de Santo Emilião, na Póvoa de Lanhoso, Ana Maria Oliveira trocou as Terras da Maria da Fonte pela cidade de Braga para prosseguir os estudos.
Depois do Magistério Primário, seguiu-se a licenciatura em Administração Escolar, exercendo, actualmente, a profissão de professora.
As suas raízes não foram esquecidas e, depois da apresentação na cidade de Braga, onde reside, seguiu-se a apresentação no concelho que a viu nascer: a Póvoa de Lanhoso.
Rodeada de amigos de infância e vários conhecidos, Ana Maria Oliveira deu a conhecer, na tarde de sábado, dia 16 de Abril, na Casa da Botica, a sua primeira obra: Sentimentos em Poesia.
Mulher de grande sensibilidade, como ficou comprovado pelo testemunho dos amigos, Ana Maria Oliveira, transportou para o papel os seus sentimentos e as folhas de papel em branco foram preenchidas por simples mas belos poemas.
Os momentos vividos, os pedaços da sua vida, os afectos e os seus sonhos, num entrelaçar da realidade com a fantasia, dão corpo a uma obra onde os temas, segundo a autora, são tratados com levez na alma e apelo ao amor.
A apresentação da obra ficou a cargo de Maria Torcato Baptista. Para além de destacar a ligação afectiva à escritora povoense e à Póvoa de Lanhoso, Maria Torcato Baptista incentivou os responsáveis da autarquia a promover um encontro de escritores povoenses. Na sua intervenção, destacou que a obra tem muito de afecto, coração e sentimentos.
“Este livro é muito da criança que há dentro da Ana, que se transmite em cada poema, que é um pedacinho de vida, um pedacinho dela”, disse Maria Torcato Baptista.
Depois da intervenção da autora, que deu a conhecer o seu percuros de vida e as razões que a levaram a iniciar uma caminhada no mundo da escrita, seguiu-se a intervenção de Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Destacando que a Póvoa de Lanhoso é uma terra em que o teatro e as artes estão sempre presentes e que o povo deste concelho é um povo que gosta de teatro e das artes, a responsável pela pasta da Cultura revelou que há muita gente a querer ousar através das artes, dando como exemplo o Festival de Talentos.