Parceria com o IEFP

‘Em Diálogo’ com Gabinete 
de Inserção Profissional

O Gabinete de Inserção Profissional, resultante da parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, é a mais recente resposta da “Em Diálogo” – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso, cuja entrada em funcionamento ocorreu no início deste mês de Junho. A funcionar nas instalações do Centro Comunitário do Vale do Cávado, em Monsul, o GIP (Gabinete de Inserção Profissional) da “Em Diálogo” funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
Proporcionar à população jovem e adulta o apoio na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção e reinserção profissional, nos jovens ou adultos desempregados, à procura de primeiro emprego, novo emprego ou de oportunidades de formação é o principal objectivo do GIP.
De acordo com a “Em Diálogo” são também objecto de apoio as empresas ou outras entidades à procura de capital Humano (gestão de ofertas de emprego). Desta forma, o GIP coloca ao dispor dos seus utentes intervenções especializadas em diferentes âmbitos, nomeadamente a informação profissional para jovens e adultos desempregados; apoio à procura activa de emprego; acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; divulgação de ofertas de emprego e colocação de desempregados nas ofertas disponíveis e adequadas; encaminhamento para ofertas de qualificação; divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; e divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional.
“No dia-a-dia, trabalhamos em prol da criação de novos recursos e serviços, ao dispor da comunidade, tendo sempre presente o nosso foco de intervenção: a melhoria efectiva da qualidade de vida dos cidadãos do concelho, com vista à consagração do conceito de cidadania social, que postula o direito ao trabalho, a um rendimento mínimo, ao exercício dos direi-tos e deveres cívicos, à cultura, à participação na vida social e cultural, em suma a uma plena (re) inserção na vida em sociedade”, revela Clarisse Matos Sá, presidente da ‘Em Diálogo’. “Pretendemos ser uma máxima na ajuda à comunidade com problemas de integração e reinserção no mercado de trabalho, além da conjuntura económica do país, pretendemos inverter esta tendência desmotivadora que paira na população desempregada”, revela ainda a presidente da “Em Diálogo”.
O GIP da “Em Diálogo” é o segundo no concelho. Sedeado na freguesia de Monsul, o Gabinete de Inserção Pro-fissional tem como área de abrangência as dez freguesias do baixo concelho (Águas Santas, Monsul, Moure, Ferreiros, Covelas, Friande, Ajude, Gerás, Verim e S. João de Rei), Rendufinho, Frades, Calvos, Serzedelo e parte da freguesia da Póvoa de Lanhoso.
De referir que, para além do GIP, a “Em Diálogo” tem a funcionar um Gabinete de Apoio Social, em Monsul, e possui uma Empresa de Inserção na área da Jardinagem. Esta nova resposta vem, aumentar o leque de ofertas na ajuda aos desempregados do concelho.