XII Encontro Distrital dos Clubes da Floresta

Alunos na defesa da floresta

Mais de mil alunos participaram, no dia 4 de Junho, no XII Encontro Distrital dos Clubes da Floresta, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Coordenação Distrital do Prosepe de Braga. “Na Rota do Ouro e do Sonho” foi o tema do encontro, realizado no Centro de Interpretação do Carvalho de Cal-vos. A edição deste ano contou com a presença de 28 clubes da floresta do distrito de Braga.
Depois da entrega da documentação, no Largo da Feira, na vila, os participantes deram início aos itinerários pedestres que constavam do programa. Trilho Via Roma-na, Trilho Maria da Fonte e Trilho à descoberta do Ouro Verde foram algumas das propostas. Finda a caminhada, os alunos concentraram-se no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, na freguesia de S. Gens de Calvos. Para além dos jogos populares, dinamizados pelas escolas da Póvoa de Lanhoso, os participantes assistiram a uma demonstração de meios, pelo Exército Português/RC6, Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e       Associação Florestal do Cávado.
César Fernandes, de 10 anos, aluno da Escola EB1 de Vieira do Minho, era um dos mais entusiastas. “Nunca tinha visto estas viaturas da tropa. Acho ver divertido ver por dentro”, referiu César Fernandes, que integra o clube “Garranito”.
“As pessoas devem ter cuidado com a floresta, devem preservar o meio ambiente”, aconselhou o jovem aluno, cujo sonho é ser militar da GNR.
“Eu já plantei uma árvore. E tu?” era a mensagem inscrita nas t-shirts dos elementos do clube da floresta “Pinheiro Vivo”, de Taíde. “Está a correr bem. Terminamos agora uma caminhada de 3 quilómetros”, referiu Diogo Pinto, de 14 anos, aluno do 8.º ano da Escola EB 2,3 de Taíde, que mostrou curiosidade em conhecer as viaturas presentes na demonstração de meios.
Proteger a natureza e ajudar o ambiente foram as razões que levaram Diogo Pinto, no 5.º ano, a abraçar a causa defendida pelo “Pinheiro Vivo”.
O evento, que se assume como o coroar de um ano de trabalho, integrou, para além dos jogos populares, questionários sobre o ambiente e a floresta e actividades em palco.
Livros, carvalhos envasados, ecopontos e oleões foram alguns dos prémios atri-buídos, num momento que, segundo Jorge Lages, coordenador do PROSEPE, serviu para lembrar que o lixo reaproveitado é uma riqueza que pode ajudar a fazer a diferença num país pobre e num planeta ameaçado nos seus ecossistemas.
No que diz respeito a classificações e aos clubes da floresta do concelho da Póvoa de Lanhoso, regista-se o primeiro lugar do “Pinheiro Vivo” da Escola EB 2, 3 de Taíde, no percurso “Trilho Maria da Fonte”, direccionado para os alunos do 2. Ciclo; e o segundo lugar, também do mesmo clube da floresta, no percurso “Trilho Via Romana”, para os alunos do 3.º ciclo e secundário.