Semana do Ambiente

Mercado da Terra foi um êxito

Foi um sucesso a primeira edição do Mercado da Terra (integrado na Semana do Ambiente), que se realizou no dia 3 de Junho, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, na vila. A adesão de público e de participantes superou as expectativas.
A organização foi da Câmara Municipal em parceria com a ATPL (Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso).
“O objectivo foi divulgar o que na nossa terra se faz em prol da natureza, da paisagem, do património edificado, da vivência das populações e das suas actividades agrícolas e que distinguem a Póvoa de Lanhoso pela excelência”, revela a Câmara Municipal, em nota de imprensa.
Este evento reuniu cerca de 22 expositores do concelho, contando-se de entre estes Centros Sociais e outras IPSS’s, produtores biológicos e viveiristas. Os visitantes puderam ainda encontrar má-quinas agrícolas, artesanato, produtos hortícolas e velharias.
No âmbito deste Mercado da Terra foi ainda lançado o Núcleo PROVE Alto Cávado – Póvoa de Lanhoso. A implementação desta estratégia de desenvolvimento local é promovida territorialmente pela ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Cávado e do Homem) e conta com a mediação e apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso através do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor. Pretende-se contribuir para a revitalização dos meios rurais e dos circuitos de proximidade, articulando produtores agrícolas locais e consumidores. Neste âmbito, pelo menos 13 cabazes já foram entregues no dia 8 de Junho.
Os consumidores podem continuar a inscrever-se, efectuando um registo acedendo a www.prove.com.pt. A animação da tarde ficou a cargo do Rancho Folclórico da P. Lanhoso. A segunda edição do Mercado da Terra está prevista para Agosto.