Dia Mundial da Criança

Gente de palmo e meio em acção 
de fiscalização e sensibilização

O Dia Mundial da Criança, comemorado a 1 de Junho, ficou marcado, na Póvoa de Lanhoso, por uma acção de fiscalização e sensibilização aos automobilistas. Neste dia, os militares da Póvoa de Lanhoso contaram com a colaboração de cerca de 140 crianças do concelho.
Os “militares” de palmo e meio, juntamente com os militares do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, procederam à verificação dos documentos dos veículos e dos condutores, tendo sido entregue um panfleto sobre o carjacking, com conselhos a seguir pelos automobilistas. A carta de condução, o documento de identificação do condutor e os documentos do veículo foram alguns dos aspectos “analisados” pelos jovens “militares”.
O cinto de segurança e o estado dos pneus foram também verificados, com os mais novos a deixarem alguns conselhos aos automobilistas.
“Mandei parar os carros e pedi a carta de condução”, revelou a Mariana, da Escola EB 1 de Garfe, mostrando-se satisfeita pela possibilidade de ser “GNR” por alguns momentos. Quanto ao futuro, o sonho de Mariana é ser cabeleireira. “Disse aos senhores condutores para colocarem o cinto e andarem devagar”, disse ainda a Mariana. Também a Cláudia, de 5 anos, da Escola EB 1 de Garfe mostrou-se satisfeita com a iniciativa. “Estou a gostar. Dei uns papéis, mandei parar os carros e pedi a carta de condução.
“Gostei muito”, disse o André Borges, de 5 anos, residente em Fontarcada. “Vimos a carta de condução, o livrete e a matrícula”, disse o “guarda” Borges que nesta acção se fez acompanhar pelo “guarda” Silva, supervisionados pelo guarda Ruben Campos, do SEPNA da GNR.
Coletes reflectores, bivaques, distintivos e raquetas de sinalização foram alguns dos adereços usados pelos jovens “guardas”, preparados nos jardins-de-infância e escolas participantes.
Na manhã de sexta-feira, dia 1 de Junho, os automobilistas que circularam na Avenida 25 de Abril ficaram surpreendidos com a iniciativa. Sorridentes, os condutores responderam aos pedidos dos novos “guardas” e receberam, com agrado, os conselhos deixados pelos mais pequenos.
A acção de fiscalização e sensibilização integra o programa ‘GNR & Kids’, do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, aos quais se juntou a Câmara Municipal e escolas, bem como a Santa Casa da Misericórdia.