Santa Casa da Misericórdia

Serviço de Teleassistência

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso já tem instalado um serviço de teleassistência nas residências de quatro utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. A iniciativa surge no âmbito de um protocolo assinado entre a União das Misericórdias e a Portugal Telecom. De acordo com informações prestadas pela Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, este serviço destina-se a utentes em situação de isolamento ou que se encontrem em situação de dependência física ou psicológica.
Como funciona?
“A Teleassistência é um serviço de apoio telefónico que funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, e que tem como objectivo dar resposta imediata em qualquer situação de urgência. Ao utente é atribuído um telefone fixo, com sistema de alta voz, e uma pulseira ou colar com um botão de emergência. Pela sua portabilidade, o utente pode acionar o sistema de alerta em qualquer parte da sua residência, bastando para isso pressionar o botão de emergência. Assim é imediatamen-te estabelecido contacto com imediato com o Call Center (Central Telefónica) da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que procurará uma resposta rápida à situação do utente”, esclarece a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Tal serviço, previne situações de isolamento e morte por falta de assistência.