No Passado dia 23 de Maio

Invisuais visitaram a GNR

Cerca de quinze utentes da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga visitaram, na tarde de quinta-feira, dia 23 de Maio, o quartel da GNR da Póvoa de Lanhoso, numa iniciativa organizada pelo Cabo Nuno Cruz, coordenador do Núcleo de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
A secretaria, as celas, a sala de convívio, o gabinete do comandante do posto da GNR e a sala de inquirição foram alguns dos locais visitados pelos utentes da AADVDB. Após a visita às instalações, o grupo contactou com o material utilizado por aquela força de segurança, nomeadamente aquele que é usado na manutenção da ordem pública.
Sempre atentos e ávidos por adquirir novos conhecimentos, os utentes da AADVDB foram questionando o Cabo Nuno Cruz acerca das actividades desenvolvidas pela GNR da Póvoa de Lanhoso. A máscara antigás, o colete à prova de bala, as algemas, o escudo, as munições e as armas foram alguns do objectos dados a conhecer aos utentes da AADVDB. Depois de receberam os devidos esclarecimentos quanto à sua utilização, os deficientes visuais tiveram oportunidade de tocar os vários dispositivos utilizados pela GNR.
Para António Rodrigues, residente em Braga, esta foi a primeira vez que visitou um quartel da GNR. “Foi interessante conhecer os materiais utilizados pela GNR. Sabia que existiam mas nunca tinha tocado. Tinha uma ideia do trabalho desenvolvido pela GNR mas esta foi uma oportunidade de inteirar-me mais do trabalho desenvolvido”, revelou o utente da AADVDB, destacando a importância do trabalho de proximidade que está a ser desenvolvido entre o Destacamento da GNR da P. Lanhoso e a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais.
“Sim, são sempre proveitosas iniciativas como esta. Passamos a ter conhecimento de coisas que não imaginávamos. A GNR é uma instituição que faz falta à população”, revelou Artur Rocha, residente em Covelas, que destacou o contacto com os materiais da GNR como um dos momentos altos da visita.
Para Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais, que visitou o quartel da GNR, no dia 25 de Maio, dia em que celebrou o seu aniversário, iniciativas como esta são importantíssimas pois permitem o convívio e o conhecimento entre os militares da GNR e os invisuais.
“São iniciativas importantes pois, de entre outros aspectos, temos oportunidade de tocar no material usado pela GNR, como as armas e os coletes à prova de bala. Desta forma, temos a noção do material que a GNR usa”, destacou Domingos Silva, mostrando-se deveras satisfeito com a iniciativa.
“Estamos a fazer o bem e a provocar uma sensação extraordinária nos invisuais que nunca pegaram em armamento. Estamos cá para ajudar e para melhorar a qualidade de vida dos deficientes visuais”, referiu o Capitão Amado, comandante do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Para os próximos tempos, para além de um passeio nas viaturas da GNR, a Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso está a programar uma acção de sensibilização, envolvendo militares e deficientes visuais.
“Estamos, também, a programar uma acção de sensibilização, com a ajuda dos invisuais, no sentido de sensibilizar os condutores para a questão da mobilidade, nomeadamente o estacionamento abusivo em cima dos passeios, que dificulta em muito a caminhada deles”, revelou ainda o Capitão Amado.