Freguesia de Covelas

População aposta 
na certificação das competências

O salão nobre da sede de Junta de Freguesia de Covelas acolheu, no sábado, dia 2 de Junho, a entrega de certificados, no âmbito do programa Novas Oportunidades. Foram 42 os participantes neste programa de certificação de competências, que conferiu o 9.º e o 12.º ano de escolaridade.
Dos mais novos aos mais velhos, todos mostraram vontade e empenho em ver melhoradas as suas qualificações. Fernando Gomes Valente, de 60 anos, era o mais “maduro” do grupo e um dos mais entusiastas, demostrando que a idade não é impeditivo para melhorar as competências e conhecimentos.
Como nunca é tarde para aprender, os participantes deitaram mãos à obra e durante vários meses participaram nas aulas promovidas na sede de Junta de Freguesia de Covelas pelo Centro “Novas Oportunidades” da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Ao repto lançado por uma moradora, Jaime Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Covelas, aceitou de bom grado e disponibilizou as instalações da sede de Junta de Freguesia para a realização das aulas de revalidação de competências. Revelando que foi uma iniciativa muito proveitosa, Jaime Oliveira revelou que as sedes de Junta servem para acolher iniciativas como esta, dando os parabéns aos alunos e professores envolvidos no processo de certificação de competências, que permitiu a elevação das qualificações dos participantes.
O momento contou com a presença dos responsáveis e professores do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, assim como do presidente da Junta de Freguesia de Covelas e da vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.
“Julgo que não é fácil no fim de um dia de trabalho terem a disponibilidade de estudar. Adquiriram novas competências e fizeram novas amizades”, destacou a responsável pela pasta da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que deu os parabéns a todos os intervenientes. “Hoje em dia, a formação nunca está concluída e a vida evolui muito depressa, pelo que temos que nos actualizar”, revelou ainda a vereadora da Educação.
Finda a cerimónia de entrega dos certificados, seguiu-se um jantar-convívio, com os presentes a assumir um sentimento de dever cumprido.