Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes

Inaugurado em Setembro

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso prepara-se para inaugurar, a 25 de Setembro, o Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, localizado na freguesia de S. Martinho do Campo, no dia em que a Pó-voa de Lanhoso vive o “Dia do Concelho”.
Para além dos alunos daquela freguesia, a nova estrutura contará, também, com os alunos das freguesias de Vilela, Louredo e Santo Emilião. Acompanhada dos técnicos da autarquia e da empresa construtora, a vereadora da Educação e vice-presidente da Câmara Municipal, Gabriela Fonseca, deslocou-se ao terreno para se inteirar do andamento dos trabalhos.
Com capacidade para acolher cerca de 300 alunos, nas valências de jardim-de-infância e primeiro ciclo, o terceiro centro educativo do concelho é composto por quatro salas de jardim-de-infância e oito salas do primeiro ciclo, às quais se juntam um refeitório, cozinha, polivalente, arquivo, biblioteca, posto médico, sala de direcção, sala de atendimento dos pais, pavilhão desportivo, entre outras valências.
Destacando a importância do novo centro educativo, com a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, a vereadora Gabriela Fonseca apontou que a nova estrutura é fundamental para terminar com os regimes duplos que ainda se mantêm nas freguesias de Santo Emilião e Louredo.
Aprovada em 2007, a Carta Educativa da Póvoa de Lanhoso será revista neste ano de 2012, uma vez que estão cumpridos os cinco anos da sua aprovação. Inicialmente, o documento previa a construção de cinco centros educativos e a revisão passará, ao que tudo indica, pela inclusão de apenas quatro centro educativos.
“Temos que ajustar a Carta Educativa à realidade porque a população escolar tem vindo a diminuir, não só porque as pessoas têm menos filhos mas também porque se assiste a uma forte emigração. Pelo menos mais um vai ser necessário construir”, esclareceu a vereadora da Educação.
À construção dos centros educativos junta-se também, a modernização do ensino, com a aquisição de quadros interactivos e manuais digitais; a atribuição de bolsas escolares, para o ensino superior e secundário; bem como a acção social escolar.

Balanço
Naquele momento, a responsável pela pasta da educação traçou o balanço do trabalho desenvolvido no tocante à área da educação. “Não trabalho sozinha, trabalho em parceria, com o Conselho Municipal da Educação, com as escolas e instituições do concelho e tudo é definido em conjunto, mas julgo que é visível o progresso, o salto que se deu em termos qualitativos, quanto a condições de ensino e de aprendizagem”, referiu Gabriela Fonseca.
Num investimento total elegível de perto de dois milhões e meio de euros, o projecto do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes é co-financiado em 80% pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.