Serzedelo

Centro Social com cantina social

O Centro Social e Paroquial de Serzedelo foi uma das instituições de solidariedade escolhidas para acolher uma das Cantinas Sociais e criar no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Nesse sentido, a instituição disponibiliza 65 refeições diárias, destinadas, preferencialmente, a consumo externo, durante sete dias por semana. Os critérios de atribuição foram definidos pelas entidades competentes, devendo ser dada especial atenção aos idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho. Situações recentes de desemprego múltiplo, situações de emergência temporária com incêndio, despejo ou doença; famílias monoparentais com salários reduzidos, encargos habitacionais fixos e despesas fixas com os filhos devem ser tidas também em atenção.
Contudo, não podem beneficiar deste apoio as pessoas ou famílias que, sendo já utentes da instituição, beneficiem de alimentação e/ou refeições por via da frequência de qualquer outra resposta social em que se encontram inscritos ou que sejam já apoiados por qualquer outra vida ao nível da alimentação.
“Fomos contemplados pela Segurança Social. A localização geográfica, no limiar dos concelhos da Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, e a qualidade das instalações e a equipa de trabalho foram alguns aspectos a ter em conta na escolha da nossa institui-ção”, revelou o padre António Lopes, director do Centro Social e Paroquial de Serzedelo.
Revelando ser uma ajuda importante para as famílias ou pessoas mais necessitadas, que apenas conseguem usu-fruir de uma refeição diária, o padre António Lopes considera que, às pessoas que se encontrem fisicamente válidas a entrega devia ser em géneros alimentares para que os mesmos os confeccionassem, não contribuindo, dessa forma, para a ociosidade dessas mesmas pessoas. “Sentimo-nos muito felizes por ter sidos uma das instituições escolhidas, bem como pela sensibilidade das entidades sociais”, revelou ainda.