Peregrinação Nacional a Fátima

Acólitos do baixo concelho

Cinquenta acólitos, das freguesias de Monsul, Gerás,  Friande e S. João de Reis, participaram, no dia 1 de Maio, na Peregrinação Nacional de Acólitos, que decorreu em Fátima, no Centro Paulo VI.
Vindos de várias dioceses do país, mais de 4000 acólitos participaram na Peregrinação Nacional. "Quereis-vos oferecer a Deus" foi o tema do encontro deste ano, o mesmo tema que o santuário propõe, neste ano pastoral, a todos os peregrinos e visitantes.
O programa teve o seu início pelas 10 horas, no Centro Pastoral Paulo VI, com a apresentação das Dioceses. Às 12h30, seguiu-se a Missa, na Igreja da Santíssima Trindade, numa celebração presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo; às 16 horas, o terço na Capelinha das Aparições; e, às 17h30, a procissão do Santíssimo Sacramento.
Mais uma vez, o ambiente de festa, entrega e devoção fez-se sentir.
Viver e sentir o verdadeiro papel do acólito foi um dos objectivos da iniciativa, que promoveu, também, o estreitar de laços de amizade entre os presentes. E os acólitos povoenses voltaram a estar em Fátima a convite do Padre Marco Gil.