Fontarcada: Encontro Arciprestal de Catequistas

Padre Borga para animar

No III Encontro Arciprestal de Catequistas, realizado no dia 6 de Maio, em Fontarcada, as comunidades da Póvoa de Lanhoso foram desafiadas a “serem o fruto da verdadeira Vide” e a responsabilizar-se no processo catequético. O momento, muito participado, reuniu as paróquias do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso.
Esta iniciativa decorreu pelo terceiro ano consecutivo e, subordinada ao tema “Catequista: aquele que de alimenta da e na melodia da Palavra”, em conformidade com a tema para este ano pastoral pela nossa Arquidiocese de Braga, “A Igreja alimenta-se da Palavra”, teve como objectivo reconhecer a importância da catequese se sentir ainda mais empenhada em ser instrumento de unidade, que inquieta e se compromete no reassumir dos laços eclesiais, procurando reconhecer e potenciar os sinais de comunhão na comunidade.
O encontro teve início com uma ação de graças eucarística, no mosteiro de Fontarcada, numa solene Eucaristia presidida pelo Padre Luís Miguel, assistente arquidiocesano de catequese. Os cate-quistas foram convidados a permanecer unidos a Jesus, como os ramos estão unidos à videira, para que possam dar bons frutos. Interpelou ainda todos os presentes “viver numa verdadeira comunhão, renovando a nossa vida pois, celebrar a Eucaristia é aproximarmo-nos de Jesus e receber a seiva nova.” 
Já no auditório, e depois das palavras de saudação proferidas pelo Arcipreste, o Padre Armindo Gonçalves, que felicitou os catequistas, e suas comunidades, pela presença, enfatizando a importância de “todos juntos serem testemu-nho de Cristo Vivo, na certeza de que, quem permanece n’Ele, esse dá muito fruto”, deu-se início ao concerto oração, animado pelo Padre José Luís Borga, ao qual, mais de um milhar de pessoas responderam afirmativamente ao convite lançado, na certeza de um “Eis-me aqui”.
Depois dos agradecimentos proferidos por Fátima Castro, coordenadora da ECA, a todos quantos tornaram o encontro possível, na certeza de que “cada um é tarefa do amor de Cristo, o que responsabiliza as comunidades a serem fruto do Seu ramo, que teima em cada dia nos alimentar com a melodia da Sua Palavra.” No final, e antes de colocar-nos a nossa “mão na mão do meu Senhor”, o Padre Borga deixou uma mensagem “que Deus abençoe todo o vosso trabalho, em frutos que permanecem, enraizados em Cristo, a "vide", e na melodia e harmonia da Sua Palavra!”.