Monsul

Acidente mortal com tractor

Os acidentes com tractores fizeram mais uma vítima mortal. Homem de muita experiência, com muitos anos dedicados aos trabalhos agrícolas, Manuel Antunes Barroso, de 51 anos, residente em Monsul, faleceu vítima de um acidente com um tractor.
O alerta foi dado já passavam das 23 horas de sábado, dia 12 de Maio. Um habitante daquela freguesia, que se deslocava do café, no centro, até à sua residência no lugar do Monte, deparou-se com o trágico cenário e deu o alerta às autoridades.
Accionado o socorro, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso deslocaram-se ao local, com dez homens apoiados por três viaturas, a fim de prestar o so-corro à vítima.
No acidente, compareceu também a VMER do Hospital de Braga, com o óbito a ser confirmado no local. Dados os sinais do corpo, que se encontrava debaixo do tractor, tudo leva a crer que o acidente mortal tenha ocorrido algumas horas antes. As causas do acidente não são conhecidas, tendo o tractor caído de uma altura de cerca de 3 metros para um outro campo, causando a morte de Manuel Barroso.
Residente no lugar de Real, Manuel Barroso encontrava- -se a lavrar os campos, próximo da sua residência, quando tudo aconteceu. Naquele dia, pelas 21 horas, a esposa e os filhos, juntamente com mui-tos outros populares marcaram presença na procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima.
A notícia da morte de Manuel Barroso causou grande consternação na população do baixo concelho. Conhecido pelo seu trabalho na agricultura, Manuel Antunes Barroso era presidente da Assembleia de Freguesia de Monsul desde 1997, ano em que Bernardo Silva assumiu a presidência da Junta de Freguesia de Monsul.

Acidentes recentes no concelho
No final de Junho de 2011, um morador de Serzedelo, de 42 anos, ficou ferido com gravidade num acidente com um tractor. Quando realizava trabalhos agrícolas, o tractor resvalou e arrastou a vítima para um ribeiro. Valeu-lhe a rápida intervenção de uma pessoa que o acompanhava, que pediu socorro.
No ano passado, no dia 24 de Maio, na freguesia de Friande, um homem de 70 anos, residente no lugar de Fradelos, sofreu um traumatismo craniano, tendo, no decurso de uma manobra, o tractor virado e projectado o septuagenário.