ISAVE - Cortejo académico

Contra o aumento das taxas

As taxas moderadoras a subir e a saúde a cair” foi o tema do cortejo académico do ISAVE que saiu às ruas da vila da Póvoa de Lanhoso, na tarde de sexta-feira, dia 27 de Abril. Os cânticos entoados alertaram para o aumento das taxas moderadoras mas também para a situação actual do país, onde a crise não foi esquecida. “A saúde é para os mais ricos”, “Ir ao médico fica caro”, “Com o que temos fazemos o que podemos”, “Saúde em Portugal a diminuir” e “São precisos mais técnicos de saúde com qualidade” foram algumas das mensagens deixadas pelos estudantes da vila, num cortejo que esteve um “pouco apagado” em relação a anos anteriores. Mesmo assim, os jovens estudantes passaram pelas principais artérias da vila e deixaram a sua mensagem contra o aumento das taxas moderadoras.


Missa de finalistas mudou de local
As condições atmosféricas ditaram a mudança de local da Missa de Finalistas do ISAVE. O momento solene, realizado no dia 25 de Abril, foi agendado para o Campo dos Moinhos Novos mas a chuva obrigou à transferência da cerimónia para o Salão Paroquial da P. Lanhoso, num espaço que se revelou pequeno para acolher alunos e familiares. O momento, marcante e de muita emoção, trouxe centenas de pessoas à vila da Póvoa de Lanhoso. Concluída a licenciatura, os jovens estudantes iniciam uma nova etapa das suas vidas, na procura de um lugar no mundo do trabalho. No decurso da cerimónia, o padre Eduardo Duque, responsável pela Pastoral Universitária, pediu a graça para os finalistas no dia em que se celebrava a festa de S. Marcos Evangelista.
Aos finalistas, deixou uma palavra de ânimo e coragem e revelou que o momento era também um momento de agrade-cimento aos pais e a todos os que com eles fizeram a caminhada que culminou na Missa de Finalistas.