Estudo revela realidade preocupante

Misericórdia cria Cantina Social

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Segurança Social, estima-se que no concelho da Póvoa de Lanhoso cerca de 132 pessoas, incluídas em grupos com potencial risco de probreza, apenas usufruem de uma refeição por dia. Perante este panorama, foi apontada a necessidade de se criar duas cantinas sociais no concelho. A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso é a primeira entidade a avançar com esta resposta social.
O protocolo de colaboração, no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar, foi assinado no dia 20 de Abril, entre o Instituto de Segurança Social e a Santa Casa.
Deste modo, a Santa Casa disponibilizará 65 refeições diárias, destinadas consumo externo durante sete dias por semana, para população residente no concelho.
“O acesso a este programa é determinado pela Santa Casa sendo prioritário para “idosos com baixos rendimentos, famílias expostas ao fenómeno do desemprego, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado de trabalho”, que não estejam integrados noutro tipo de resposta social interna ou que já beneficiem de outro tipo de apoio ao nível da alimentação”, refere a Santa Casa, em comunicado.
“Desta forma esta Santa Casa dá prossecução ao seu objectivo de caridade e missão cristã, chegando aos mais fragilizados e desfavorecidos. No momento estão-se a tomar as medidas necessárias para que o mais brevemente este protocolo seja implementado”, destacam.