Tradição cumpriu-se com grande festa

Compasso Pascal pelo concelho

O tilintar das campainhas anunciava o aproximar do Compasso Pascal. Mais uma vez, a tradição voltou a cumprir-se e a mensagem da Ressureição de Jesus Cristo percorreu as paróquias da Póvoa de Lanhoso. Iniciada no domingo, dia 8 de Abril, a visita do Compasso Pascal teve o seu culminar no Domingo, dia 15 de Abril, o chamado Domingo de Pascoela.
Ao tilintar das sinetas juntaram-se as flores, convidando o Compasso Pascal a visitar as várias residências. Por estes dias, as ruas ganharam outro movimento, de pessoas e automóveis.
Aos moradores, juntaram-se os familiares, alguns deles vindos de pontos distantes e do estrangeiro, para acompanhar a visita do Compasso Pascal.
O estrondo dos foguetes ia dando conta da localização do Compasso Pascal e o som da campainha anunciava a chegada do Compasso Pascal, num dia vivido com muita alegria por muitos dos povoenses. Às flores nas ruas, juntaram-se, em algumas paróquias, os arcos de Páscoa. Em Louredo, marcou presença, mais uma vez, o maior arco do concelho.
Na sede do concelho, na freguesia da Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo), no dia 8 de Abril, pelas 8h50, nove cruzes saíram em direcção aos Paços do Concelho, onde aí foram recebidas pelos elementos do executivo municipal. Antes, os vários Compassos fizeram uma pequena paragem junto ao Arco do Grupo Coral, colocado próximo à Igreja Matriz, onde aí foram proferidas algumas palavras referentes à mensagem deixada por aquele Arco e ao momento vivido naquele dia, com o anunciar da mensagem da Ressurreição de Cristo.
S. Gens de Calvos, Moure e Galegos foram algumas das freguesias que receberam a visita do Compasso Pascal no Domingo de Pascoela. Em Calvos, o Compasso Pascal foi, mais uma vez, acompanhado pela Banda de Música da freguesia, que deu uma maior solenidade à visita Pascal. “Nascemos e vivemos para gastar a vida. Não por meras causas pessoais ou projectos de pequenos grupos. Gastar a vida, em comum, por um mundo de justiça, igualdade e fraternidade é o testemunho que é solicitado aos cristãos”, foi uma das mensagens deixadas na homilia na Eucaristia de Domingo de Páscoa da Ressureição de Jesus, por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.