Plano Operacional Municipal para 2O12

Aprovado por unanimidade

A operacionalização de todas as acções no âmbito dos incêndios florestais, nomeadamente a coordenação de meios humanos, técnicos e materiais dos diferentes agentes envolvidos na prevenção e combate aos incêndios florestais é um dos objectivos do Plano Operacional Municipal, aprovado por unanimidade, no dia 12 de Abril, por unanimidade, no âmbito da Comissão Municipal de Defesa da Floresta. O referido plano, apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara da P. Lanhoso, define e estabelece as competências dos diferentes agentes intervenientes na defesa da floresta contra incêndios.
“Desta forma, o território municipal foi dividido em sectores e estabelecidos os locais estratégicos de estacionamento, estando associado a cada sector uma entidade, de forma a diminuir o número de ocorrências e a área ardida, permitindo desenvolver um sistema de detecção e vigilância articulado e eficaz; mobilizar rapidamente os meios de combate; extinguir os incêndios na sua fase inicial; diminuir o número de reacendimentos; evitar o risco para a população, seus bens e actividades; e definir a estratégia de prevenção e combate dos incêndios e articulação entre as entidades”, revela.
Recorde-se que na referida comissão estão representadas entidades como a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que preside à mesma, a GNR, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, a Autoridade Florestal Nacional, o Exército, a Associação de Defesa da Floresta do Minho, a Cooperativa Agrícola Coopala, as Juntas de Freguesia do concelho através do seu representante, e o Gabinete Técnico Florestal do Município. São entidades convidadas a Afocelca (agrupamento das empresas do grupo Portucel Soporcel e grupo Altri) e a Comissão Municipal de Ambiente.