Iniciativa da Braval e do município povoense

Cavaleiro Braval nas escolas

O Cavaleiro Braval vai levar a temática da reciclagem a quarenta escolas da região. Trata-se de uma iniciativa em parceira, entre a Braval e o município da Póvoa de Lanhoso, em concreto o Centro de Criatividade povoense.
Na peça de teatro, une-se a arte e a componente didáctica, e durante vinte minutos, os alunos vão assistir a uma mensagem centrada na reciclagem, com o Valente Braval a combater as forças do mal, isto é, de uma forma destemida vai combater a destruição ambiental.
Para Pedro Machado, director executivo da Braval, “este desafio foi lançado pela vereadora Fátima Moreira há cerca de dois anos” e “é ummuitíssimo orgulho levar a cabo este projecto”. “A ambição da Braval era realizar esta actividade de vocação ambiental, porque este é o nosso futuro. O nosso caminho é educar os jovens, enraízar estes hábitos de ambiente e de preservação e reciclagem que vamos às escolas”, defendeu ainda. “Esta é a missão da Braval. Primeiro educar e depois partilhar com as instituições locais. Temos que  fazer lobby pela nossa região e ajudar os da nossa terra”, definiu ainda Pedro Machado.
Já Fátima Moreira, destacou que o objectivo era “realizar um projecto financiado e chegar a 150 escolas, mas isso não foi possível”. Apesar disso, “não desistimos e como tal conseguimos levar a cabo este projecto”. “Quero igualmente felicitar a Braval, não só por este projecto, mas pelo trabalho continuado de sensibilização que tem feito, paralelamente ao trabalho empresarial que tem feito”, constatou a vereadora do município povoense, acrescentando ainda que “é um trabalho assertivo junto da comunidade escolar”.
Por último, o encenador do espectáculo, Moncho Rodriguez, salientou que a meta “é aliar a componente lúdica com a arte”. “O que fizemos  foi criar um objecto poético diferente, tentando transmitir para as crianças o sonho de um mundo novo, que são eles próprios que vão construir, onde a reciclagem será ponto principal”.