Serra do Carvalho - Estrada Nacional 1O3

Cavalos envolvidos em acidentes

AEN 103, na Serra do Carvalho, foi palco de dois acidentes, na noite de quinta-feira, dia 12 de Abril, nos quais estiveram envolvidos cavalos. O primeiro caso deu-se por volta das 21h30 e envolveu uma viatura ao serviço da EDP. Ao que tudo indica, o equídeo ter-se-á atravessado na estrada, com o embate a provocar estragos muito avultados na viatura e a morte do animal. No local, compareceu a GNR da Póvoa de Lanhoso, bem como elementos dos bombeiros da Póvoa de Lanhoso que, com a ajuda de uma retroescavadora, retiraram o animal da via. Cerca de meia hora mais tarde, um outro animal atravessou a estrada, embatendo numa viatura ligeira, da marca Mercedes. Deste acidente, resultaram vários estragos na viatura e ferimentos no animal, que veio a falecer na manhã do dia seguinte. Na tarde de sábado, dia 14, os cadáveres dos dois animais ainda não tinham sido removidos.

Vilela: encarcerada após despiste
A colisão entre uma viatura ligeira e um autocarro, na Estrada Nacional 310, na freguesia de Vilela, provocou um ferido grave. O acidente teve lugar pelas 7h58, de quinta-feira, dia 12 de Abril, no lugar de Esperança, e envolveu um Renault Clio e um autocarro de passageiros da empresa Arriva. De acordo com o que foi possível apurar, o automóvel ligeiro, por razões ainda por apurar, ter-se-á despistado e colidindo com o autocarro de passageiros. Do acidente, resultaram ferimentos graves na ocupante da viatura, uma senhora de 36 anos, residente na vila da Póvoa de Lanhoso, que teve que ser desencarcerada.
O socorro foi prestado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, com 14 elementos e quatro viaturas, que procederam a manobras de desencarceramento, com vista à extracção estabilizada da condutora. Prestados os primeiros-socorros no local, a vítima foi transportada ao Hospital de Braga. No local, esteve a VMER do Hospital de Braga, assim como elementos do posto da GNR da Póvoa de Lanhoso e do Destacamento de Trânsito da GNR. Durante as operações, a circulação automóvel foi desviada para uma via alternativa.

Mirão: dois feridos após embate em muro
O despiste de uma viatura ligeira, pelas 11h12, de do-mingo, dia de Páscoa, provocou ferimentos em dois jovens. De acordo com o que foi possível apurar, a viatura seguia na estrada nacional 310, que liga a Póvoa de Lanhoso às Taipas, e na zona de Mirão, tendo-se  despistado e embatido no muro de uma propriedade.
Para além do condutor, ficou ferida uma jovem, de 17 anos, que seguia ao seu lado e teve que ser desencarcerada. O socorro foi prestado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, que compareceram no loca com 3 viaturas (um desencarcerados e duas ambulâncias) e 12 homens, assim como pela equipa médica da VMER de Braga. A GNR tomou conta da ocorrência.

Incêndios no dia de Páscoa
Friande, Travassos, Águas Santas e Monsul foram as freguesias onde deflagraram incêndios no dia de Páscoa. No combate aos incêndios estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.
A primeira ocorrência teve lugar pelas 14h55, em Friande, seguindo-se, pelas 16h50, um incêndio em Travassos. À noite, pelas 22h10, deflagou um incêndio nuns campos agrícolas, em Águas Santas, e, às23h15, foi a vez de deflagrar um incêndio na freguesia de Monsul.