Programa do destacamento da Póvoa de Lanhoso

GNR ao encontro dos mais novos

GNR & Kids” é o mais recente programa que o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso está a implementar no seio da comunidade infantil.
Dirigido a crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, dos concelhos da área de abrangência do DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, o “GNR & Kids” visa, e segundo os responsáveis da GNR, criar nessa comunidade perspectivas de segurança nas diversas vertentes da problemática social.
Sensibilizar para os futuros problemas sociais a que podem estar sujeitos durante a fase de crescimento e evolução da sua personalidade social é pois o grande objectivo deste projecto.
Educação e segurança rodoviária; segurança em casa; segurança na rua; segurança na internet; visita às instalações da GNR; palestras; demonstrações de meio; criação do kid´s online; criação do clube gnr & kids; implementação de um gabinete de apoio e interacção; elaboração de um kit GNR individual para uso nas variadas acções; operações stop; peddy- paper social; acções de sensibilização; peças de teatro; visionamento de vídeos temáticos; simulacros; jovens detectives; implementação de planos de emergência nas escolas; desfiles de carnaval com uniforme e apoio do posto móvel; passeio nas viaturas da GNR; debates e “um dia como guardas”, são algumas das acções e temáticas a abordar no “GNR & Kids”, um programa que conta, no nosso concelho, com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Santa Casa da Misericórdia.
No âmbito do programa, cada escola é desafiada a desenvolver um distintivo alusivo à GNR e ao seu estabelecimento de ensino. A par do distintivo, as escolas procedem à criação de fardas que serão utilizadas, pelos mais pequenos, nas acções conjuntas com a GNR.
Neste sentido, propõe-se a criação de um KIT GNR individual na escola, através de trabalhos manuais, constituídos por Bivaque modelo GNR em tecido, papel ou cartão; colete reflector; distintivo GNR; farda completa; raqueta de sinalização; e outros artigos alusivos.
As escolas interessadas em participar no programa “GNR & Kids” devem proceder ao preenchimento de uma ficha de inscrição. O repto está lançado pelo Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.