Esc. Profissional do Alto Ave - projecto Comenius

Viagem final a Itália

No âmbito do projecto Comenius, iniciado em 2010, responsáveis e alunos da Escola Profissional do Alto Ave (EPAVE) realizaram, de 18 a 24 de Março, uma visita de intercâmbio final a Itália.
No decurso dos dois anos do projecto a EPAVE proporcionou a deslocação/mobilidade de 12 alunos e 12 profissionais daquele estabelecimento de ensino a Itália, Polónia, Grécia e Turquia, países parceiros do projecto, que assentou no tema “3 R” Heritage: Rights, Respect and  Responsabilities”,
“O programa COMENIUS é promovido pela Programa Europeu Aprendizagem ao Longo da Vida e visa impulsionar a qualidade do ensino escolar, fortalecer a sua dimensão europeia e promover a mobilidade, a aprendizagem de línguas e um maior sentido de inclusão através de intercâmbio e de cooperação entre escolas de diferentes países em parceria”, referem os responsáveis da EPAVE, salientando ainda que o programa de intercâmbio teve resultados altamente proveitosos, uma vez que possibilitou a interacção com a diversidade de culturas dos países envolvidos, promovendo, ainda, a sensibilização e respeito intercultural.
“Nesta visita, os participantes tiveram a oportunidade de visitarem o museu da II grande Guerra e a Abadia de S. Bento na cidade de Cassino, o Vaticano, o Panteão, Coliseu em Roma, as ruínas de Pompeia, entre outras visitas. Conheceram a escola profissional do parceiro italiano, assistiram a conferências sobre Voluntariado, e conviveram em shows e espectáculos promovidos pelo país hospedeiro.
Os alunos ficaram hospedados em casa das famílias dos alunos italianos, o que lhes proporciona um maior envolvimento com a sua cultura e forma de vida”, referem ainda os responsáveis da EPAVE.