Promovido pela Câmara Municipal

Fórum Envelhecimento Activo

Ter um crescimento activo e ser um adulto activo é a receita de sucesso apontada por Joaquina Madeira, coordenadora nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, para um bom envelhecimento. “Se vivermos bem, envelhecemos melhor. Para envelhecer bem é preciso viver bem e crescer bem”, apontou aquela responsável, no decurso do Fórum Envelhecimento Activo, promovido, no dia 11 de Abril, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Para além dos desafios económicos, o nosso país debate-se com um desafio demográfico. Em 2011, e no tocante a Portugal, a população com mais de 65 e mais anos atingia os 19,15%, com a população com idades entre os 0 e os 14 anos a situar-se nos 14,9%. Quanto à esperança média de vida, entre homens e mulheres, a mesma situa-se nos 79,2 anos.
“A maior longevidade tem de ser vista como uma vitória da humanidade”, frisou Joaquina Madeira, referindo a “oportunidade de potenciar o património imaterial, que significa o contributo das pessoas idosas.
Segundo dados divulgados por Joaquina Madeira, em 1960 nascia uma média de 2,3 crianças por mulher. Esses números, actualmente, situam-se em 1,3. Para se conseguir o equilíbrio entre óbitos e nascimentos é necessário que cada mulher tenha uma média de 2,2 filhos.
Apontando a necessidade de se promover uma cultura de envelhecimento activo ao longo da vida, destacou que o Ano Europeu do Envelhecimento Activo pretende incentivar para novas oportunidades de participação activa na vida social e familiar das pessoas idosas.
“Todos somos úteis, cada um com as suas características. Claro que, em idades diferentes damos contributos diferentes”, referiu a coordenadora nacional, destacando ainda que há uma responsabilidade individual que pode influenciar o nosso envelhecimento, nomeadamente os comportamentos e a rede de afectos, mas a sociedade pode contribuir com as suas políticas e projectos para favorecer o envelhecimento de cada um, no tocante, por exemplo, às condições dos espaços e das acessibilidades.
Neste ano, em que se associa o envelhecimento activo à solidariedade entre gerações, Fátima Moreira, vereadora dos pelouros de Acção Social e Saúde da autarquia povoense, destacou, na sua intervenção, e de entre outros aspectos, a importância de se unir gerações, reunir afectos e criar laços.
“As pessoas, os cidadãos, têm cada vez mais longevidade. É sinal de progresso mas cria mais desafios para a sociedade. Muitas vezes a sociedade não está preparada para acolher este novo paradigma”, alertou.

Eixo prioritário
Na sua intervenção, a responsável pelos pelouros da Acção Social e Saúde apontou que o “envelhecimento” tem sido um dos eixos prioritários de intervenção da Câmara Municipal.
Projecto Vencer o Tempo nas 7 cidades – Um exemplo de intervenção na solidariedade intergeracional; Envelhecimento Positivo; Rotary Club da Póvoa de Lanhoso – a Universidade Sénior como contributo para um envelhecimento activo; e Dicas para uma Alimentação Saudável, foram os painéis que integraram a manhã de trabalhos, realizada no Theatro Club.
De tarde, as atenções voltaram-se para o Auditório de Fontarcada, com a apresentação de uma encenação teatral, dança, canto e circuito  de reabilitação, este último com a colaboração dos alunos do curso de fisioterapia do ISAVE.