Póvoa de Lanhoso

GNR alerta para o furto de metais
Prevenir e reprimir o furto de metais não preciosos é um dos objectivos da operação “Campo Seguro”, realizada pela GNR. Os agricultores são o alvo privilegiado destas acções de sensibilização que estão, também, abertas a toda a população em geral. Na P. Lanhoso, a GNR contou com a colaboração da Cooperativa Agrícola para a mobilização dos agricultores.
Na Casa da Botica, e numa acção coordenada pelo Sargento Antunes, do Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento da GNR da P. Lanhoso, os agricultores ficaram a conhecer algumas das medidas a tomar para prevenir o furto de metais não preciosos, cujo preço tem valorizado nos últimos anos, o que tem contribuído para o aumento da sua procura.
Metais como o cobre, o ferro, o aço e o alumínio são os alvos preferenciais dos larápios. No tocante a números, em todo o território nacional, e no ano de 2010, foram registadas 3726 queixas relativas ao furto destes metais, contra as 1139 registadas em 2006. No tocante ao ano de 2011, sabe-se que este mero quase duplicou comparativamente a 2010. O furto destes metais, sobretudo do cobre e do ferro, tem vindo a aumentar em todo o território nacional. Alfaias agrícolas, sistemas de rega e até portões de vedação têm sido levados pelos larápios. “O seu furto e os danos causados nas instalações de natureza agrícola podem significar a diferença entre um ano produtivo e um ano com elevados prejuízos”, referiu o Sargento Antunes, no decurso da acção de sensibilização.
Exceptuando o ano de 2009, desde 2002 que o preço dos metais não preciosos tem vindo a aumentar. O número de furtos acompanha, também, o aumento do preço destes metais, conforme destacou o Sargento Antunes, num fenómeno que não atinge somente o nosso país mas a escala internacional.
Quanto ao distrito de Braga, e no que diz respeito a furtos, registaram-se entre 100 a 300 crimes desta natureza por ano. Porto, Leiria e Santarém são as zonas mais atingidas.
Para além da prevenção, os agricultores têm neste processo um papel fundamental – a denúncia. “Sempre que há um furto destes devem comunicar “, referiu o Sargento Antunes. “A maior parte dos furtos são facilitados pela desatenção e descuido da própria vítima. Tenha presente: A ocasião faz o ladrão”, alerta a GNR.
No folheto entregue pelos militares, os agricultores ficaram a conhecer algumas das medidas a seguir para evitar este tipo de furtos. Nunca deixar as chaves dentro das viaturas agrícolas; fechar à chave todas as portas das viaturas (se não tiveram portas, os volantes devem ser bloqueados com uma corrente); guardar em local fechado as alfaias que não sejam utilizadas; colocar as bombas de rega em estruturas de alvenaria com porta reforçada; guardar os equipamentos de irrigação portáteis que não sejam utilizados; usar correntes e cadeados para amarrar os equipamentos a uma árvores ou a outro objecto firmemente fixado; armazenar toda a maquinaria de grande porte num barracão protegido; referenciar todos os equipamentos; fotografar todas as viaturas, maquinaria, motores e ferramentas, etc.